Enfermeira Rejane vistoria Hospital Municipal do “Joca”

A deputada, que integra a Comissão de Saúde da Alerj, visitou o Hospital Municipal Júlio Costa dos Santos, popularmente conhecido como “Joca”, e constatou uma situação de total abandono. A falta de profissionais e de estrutura compromete drasticamente o atendimento à população.

O Hospital do “Joca” está localizado em Belford Roxo, mas além de atender cidadãos do município, a unidade também atende moradores das regiões adjacentes à Baixada Fluminense, o que aumenta bastante a demanda do hospital.

Segunda a Enfermeira Rejane a unidade se encontra em obras, mas está mantendo determinados setores abertos à população. A principal preocupação da parlamentar é com o atendimento que está sendo oferecido aos cidadãos. Durante a visita, a deputada pôde constatar muitos pacientes abandonados, sem roupa de cama, à espera do único médico disponível, que no momento estava em horário de descanso.

“O atendimento está sendo feito com um número reduzidíssimo de profissionais. Encontramos um quantitativo irrisório de trabalhadores de enfermagem, logo numa unidade que tinha uma clínica médica de mulheres. Hoje, pacientes psiquiátricos não têm nenhum tipo de atendimento especializado” informa a deputada.

Outro ponto preocupante constatado na visita foi a descoberta de que os funcionários terceirizados, que atuam na cozinha, estão há cinco meses sem receber seus salários.

“O que mais nos espanta é que o próprio Secretário de Saúde, que chegou após a visita, informou que não tinha conhecimento de que esses trabalhadores estavam sem salários”, disse a parlamentar.