Evaldo Lima – O significado de uma homenagem

 Por *Evaldo Lima

Ser homenageado como dirigente esportivo do ano, na Noite das Personalidades Esportivas, me deixa especialmente honrado e chega como uma espécie de coroamento de 2011. Um ano, sem dúvidas, de muito trabalho e conquistas importantes alcançadas à frente da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza.

Sem titubear, posso afirmar que a entrega do Estádio Presidente Vargas (PV) a população cearense foi o grande feito deste ano. Há muito, Fortaleza ressentia-se com o fechamento do PV para obras, estádio que fica no coração do Benfica e palco de grandes jogos, durante 70 anos de história.

A missão de comandar a reforma do PV, em parceira com a Secretaria Executiva Regional IV, foi repassada a mim já em andamento, em 2008, ao assumir a pasta de Esporte. A tarefa foi árdua, pois enfrentamos dificuldades técnicas e precisamos respeitar o trâmite burocrático, necessário a uma obra transparente, inaugurada em 14 de setembro de 2011. Uma semana de atividades marcou o encontro de entusiastas do futebol com o Novo PV, como gosta de chamar a prefeita Luizianne Lins, que, aliás, também recebe a homenagem de desportista do ano.

Mais do que cuidar do bem físico, atentamos para a importância de se resgatar a memória do estádio, que, além de arena futebolística, conta um pouco da história do Benfica, dos seus moradores e da cidade como um todo. Para tanto, em pareceria com a Fundação Demócrito Rocha, a Prefeitura de Fortaleza lançou o livro e a exposição PV: Biografia de uma paixão.

Lado a lado com a reforma do PV, demos continuidade, em 2011, a projetos de esporte e lazer nas seis regionais da cidade por entender que desporto perpassa o alto rendimento, sendo um direito de todos. São eles: Academia na Comunidade, Espaço Oriental e Esporte na Comunidade, entre outros. Todas as realizações deste ano e a homenagem da Noite das Personalidades Esportivas deixam-se imensamente feliz e honrado.

*Evaldo Lima é professor e Secretário de Esporte e Lazer de Fortaleza

Fonte: O Povo