Fortaleza: Três mil pessoas festejam programas de esporte e lazer

Apresentações musicais e muita atividade física marcaram o quinto aniversário dos programas Academia na Comunidade (AnC) e Espaço Oriental (EO), no último sábado (10), no Ginásio Poliesportivo da Parangaba. Cerca de três mil pessoas, entre professores, agentes comunitários e alunos dos projetos da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel), estiveram presentes na comemoração.

Toda a programação diversificada – roda de capoeira, teatro musical, Tai Chi Chuan e ginástica – foi produzida e executada por professores e alunos. Ao lado do espaço principal, foram montadas ilhas que ofereciam massoterapia, serviços de orientação nutricional, medição de pressão e glicemia. Uma unidade móvel da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) também esteve no local para tirar dúvidas sobre as relações de compra e venda.

Moradora do bairro Pan Americano, Maria Consuelo, de 57 anos, integra o Academia na Comunidade desde que o projeto iniciou. “É uma benção pra mim. Fico doente quando não vou”, conta Consuelo, que antes de fazer ginástica se queixava de dores nas pernas. Já Ednusia Mendonça, de 42 anos, aluna do Espaço Oriental e Academia na Comunidade, faz parte dos programas há apenas quatro meses, mas já notou mudanças positivas. “Aqui fiz novos amigos, minha pressão está controlada e perdi peso”, comenta exibindo satisfação.

Na ocasião, o titular da Secel, Evaldo Lima, disse aos alunos dos programas que 2011 foi um ano de muitas responsabilidades na secretaria, como a entrega do Estádio Presidente Vargas e a construção de Praças da Juventude. “No entanto, nada é mais importante do que dar continuidade a projetos que diariamente fomentam o esporte e o bem estar nas comunidades”, afirma.

Saiba mais

Academia na Comunidade (AnC)

Criado no segundo semestre de 2006, o programa é referência para as políticas públicas de esporte e lazer em Fortaleza. Por meio de avaliação, orientação nutricional e da prática regular de atividade física, O AnC pretende melhorar a qualidade de vida dos participantes, prevenindo também doenças causadas pelo sedentarismo.

O Academia na Comunidade está presente em 26 núcleos, espalhados nas seis regionais de Fortaleza, funcionando em praças e espaços públicos diariamente em dois turnos, manhã e tarde, atendendo aproximadamente seis mil pessoas direta e indiretamente.

Espaço Oriental

Desenvolvido em parceria com a Federação Cearense de Kung Fu Wushu, entidade que capacita os professores, o Espaço Oriental busca fomentar nas comunidades o debate sobre um conceito amplo de saúde, no qual o Tai Chi Chuan ocupa lugar de destaque.

Estimulando a participação popular e a autonomia das comunidades, o programa democratiza, em dez pontos da cidade, o acesso à prática do Tai Chi Chuan, uma arte marcial oriental. A prática da modalidade é recomendada para pessoas de todas as idades, uma vez que é composta por movimentos suaves e de baixo impacto.

Fonte: Secel