APPM e SEMAR discutem sobre o bioma caatinga

Serão realizadas reuniões de preparação para a Rio +20 nos dias 24 (Picos) e 26 de janeiro (São Raimundo Nonato).

 
Por Karine Santiago e Thamyres Sousa- Portal APPM
 
Representantes da Associação Piauiense de Municípios (APPM), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e do Banco do Nordeste estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (13) para discutir a respeito dos municípios do Piauí, que fazem parte do bioma caatinga. 
 
A representante da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA-PI), Fernanda Moita participou da reunião, em nome do Comitê Estadual da Caatinga na Conferência Rio+20, que acontecerá em 2012 na cidade do Rio de Janeiro, para discutir problemas climáticos atuais.
 
Fernanda Moita informou que o objetivo dessa reunião é pedir o apoio da APPM para a realização de reuniões no interior do estado, com a participação dos municípios que compõem o bioma da caatinga.
 
“O Comitê é coordenado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e viemos à APPM para buscar uma parceria, já que em 2012 haverá a Conferência da Rio+20. Sabemos que há mais de 20 anos se discute o aquecimento global e que a caatinga é colocada de "escanteio" nas discussões. Acreditamos que agora é o momento da caatinga ter espaço nessa Conferência”, destaca a servidora da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Fernanda Moita.
 
A caatinga é o único bioma, exclusivamente, brasileiro e além do Piauí compreende estados como o Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia e Norte de Minas Gerais. No Piauí, o bioma atinge mais de 80 municípios e que segundo o presidente da Associação Piauiense de Municípios e prefeito de Bocaina, Francisco de Macêdo Neto, precisam de apoio financeiro e técnico para garantir a sustentabilidade do bioma.
 
“A Caatinga já foi mencionada em verso e prosa, mas nunca se criou uma sustentabilidade econômica para ela e isso precisa acontecer. Temos a obrigação de mobilizar os gestores e faremos reuniões em Picos e São Raimundo Nonato”, ressaltou Macêdo.
 
As reuniões de preparação para a Rio +20 acontecem nos dias 24 (Picos) e 26 de janeiro (São Raimundo Nonato). Para assegurar que o bioma caatinga seja discutido na Rio+20, os municípios também deverão participar de uma pré-conferência em Fortaleza, que acontecerá em março de 2012. Esse evento objetiva a elaboração da Carta da Caatinga, com a assinatura de todos os governadores do Nordeste, além da bancada federal e estadual dos estados que possuem o bioma caatinga. 
 
“O bioma caatinga é extremamente frágil e sensível às questões das mudanças climáticas. Nesse sentido, a APPM é fundamental para mobilizar os prefeitos dos municípios que fazem parte desse bioma, juntamente com o governador para valorizar e discutir o bioma caatinga. Estamos otimistas e achamos que a participação das prefeituras vai ser muito grande nesse processo”, destaca Fernanda Moita. 
 
Para o presidente da APPM, a reunião de hoje (13) foi de grande importância e a partir desse encontro a entidade será parceira do Banco do Nordeste, do Governo do Estado, SEMA e outros órgãos que se preocupam com o Meio Ambiente. 

Fonte: www.portalappm.com.br