Sem categoria

Colheita fraca aumenta a fome na Nigéria 

Valores de alimentos deveriam ser mais baixos nesta altura do ano; uma situação contrária ao esperado, que pode desencadear numa grave crise de fome.

Os preços dos alimentos nos mercados nigerinos dispararam, em função de uma fraca estação de colheitas. Uma situação que preocupa os especialistas em segurança alimentar, porque ameaça desencadear uma grave crise de fome.

Neste momento, o Programa Mundial de Alimentação, PMA, está elaborando um plano com um conjunto de operações urgentes de grande escala para prestar assistência alimentar e tentar poupar a vida a cerca de 3,3 milhões de pessoas, durante o próximo ano.

Dificuldades

De acordo com a diretora nacional do PMA, Denise Brown, estes preços de alimentos elevados e fora do normal estão afetando as pessoas vulneráveis que enfrentam dificuldades para alimentar a família. Uma realidade que pode agravar-se nos próximos meses, segundo a diretora, que disse estar preocupada.

O país está na estação pós-colheita, em que o normal seria o preço de produtos básicos como o milho estar baixo. No entanto, a fraca colheita, provocada pela seca, agravou os preços. Segundo os peritos, paga-se agora mais 37% pelo milho-miúdo em comparação com os preços praticados no ano passado.

Os dados do Governo apontam que cerca de 750 mil nigerinos por todo o país vivem abaixo do nível da insegurança extrema. Prevê-se que esse número atinja o milhão de pessoas até ao início do ano de 2012, período em que a nação africana se aproxima da tradicional estação estéril, dos meses de Março e de Abril.

Fonte: Rádio ONU