Sem categoria

Cerca de 380 mil crianças e adolescentes são deportados dos EUA

Trezentos e setenta e oito mil crianças e adolescentes foram deportados dos Estados Unidos para o México nos últimos cinco anos e enfrentaram problemas de reinserção escolar, segundo um relatório elaborado pelo Colégio do México (Colmex), divulgado hoje (18).

Uma das autoras do estudo, Silvia Giorguili, revelou que 310 mil crianças que foram repatriadas nasceram nos Estados Unidos e ao menos um de seus pais nasceu no México, e apenas 68.881 deportados são mexicanos de nascença e cruzaram a fronteira com seus pais.

O levantamento feito por pesquisadores do Colmex foi baseado no Censo da População 2010, a partir do endurecimento das leis migratórias norte-americanas e a piora nas condições econômicas nos Estados Unidos para os imigrantes, o que impulsionou o retorno dos mexicanos a seu país de origem.

A pesquisa mostrou que os repatriados enfrentam "vários desafios" nos lugares onde se estabeleceram, como o "rechaço e a falta de apoio do sistema educacional".

Foram entrevistados professores da educação básica em vários estados mexicanos para onde retornaram as crianças e adolescentes vindos dos Estados Unidos. Segundo os docentes, muitos deles têm dificuldades para entender sua nova realidade.

"Vivem e não sabem nada da história do México ou estão muito atrasados em ortografia e não falam bem o espanhol", assinalou um dos professores entrevistados no trabalho.

Com Ansa