Ocupe Brasília: Estudantes avaliam mobilização

Mais de 300 estudantes de todos os estados brasileiros participaram do movimento Ocupe Brasília, acampamento que, durante uma semana reuniu alunos mobilizados em frente ao Congresso Nacional. Na pauta de reivindicações, pressionar os parlamentares para votar a favor de pautas importantes como os 50% dos recursos do pré-sal para a Educação, o novo Plano Nacional da Educação (PNE) e ainda o Estatuto da Juventude e a Lei Geral da Copa.

Para Ivo Braga, diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE), o movimento saiu vitorioso. “Saímos de lá com resultados positivos. Nossa presença no acampamento causou impacto favorável aos assuntos que foram votados naquela semana não só para os estudantes e jovens, mas para o país em geral”, avalia.

Dentre as principais conquistas para a juventude está a aprovação do projeto de lei 138/2011 do Senador Inácio Arruda (PCdoB), que destina 50% dos recursos do Fundo Social do Pré Sal para a educação. Segundo o parlamentar comunista, os estudantes sempre foram atuantes na vida política do país.

Confira no vídeo, uma reportagem sobre a aprovação pela Comissão de Educação do Senado do projeto de lei de Inácio Arruda.

 

De Fortaleza,
Carolina Campos