Sem categoria

Cúpula Social do Mercosul quer ingresso pleno da Venezuela

A Cúpula Social do Mercosul, encerrada nesta segunda-feira (19), aprovou mecanismo para sugerir aos presidentes do bloco que aprovem o ingresso da Venezuela como membro pleno do organismo. O documento será entregue aos presidentes do organismo que se reúnem nesta terça-feira (20) no Uruguai.

A declaração feita durante os trabalhos serão entregues aos mandatários que participarão da Cúpula de Presidentes do Mercosul, que contará com a presença dos presidentes de Argentina, Cristina Kirchner; Brasil, Dilma Rousseff; Paraguai, Fernando Lugo e Uruguai, José Mujica. Os presidentes venezuelano, Hugo Chávez, e equatoriano, Rafael Correa, também estarão presentes no evento.

Leia também

Cúpula Social do Mercosul quer Comissão Coletiva da Verdade

Chanceleres discutem meios de proteger indústrias do Mercosul


Ingresso da Venezuela

A Venezuela é um país associado ao Mercosul e seu ingresso depende da aprovação dos congressos dos quatro países fundadores. Três já aprovaram, faltando apenas a chancela do parlamento do Paraguai, controlado pela oposição ao governo de Fernando Lugo.

O presidente venezulano afirmou nesta segunda (19) que o ingresso de seu país no Mercosul “favorece principalmente as nações pequenas do bloco” e criticou que no Congresso paraguaio (que é o único que não aceitou a adesão do país) haja um grupo de extrema direita que queira frear o projeto integracionista.

“Isso não tem precedentes, que um pequeno grupo político do país detenha, não a Venezuela, mas o avanço de um projeto como o Mercosul, não há precedentes, disso não há precedentes. [O bloco] é um projeto geopolítico que beneficia os países e neste caso, a América do Sul”, ressaltou Chávez.

Outra aspirante ao ingresso no bloco é o Equador. O presidente do país, Rafael Correa, anunciou no sábado (17) sua intenção de formalizar a solicitação para integrar o organismo de integração regional.

TLC

Um dos pontos que serão debatidos na cúpula desta terça-feira (20) será a assinatura de um Tratado de Livre Comércio (TLC) com a Autoridade Nacional Palestina (ANP) com objetivo de aumentar os intercâmbios comerciais.

Cúpula Social

Em dois dias de reuniões, a cúpula social recebeu as conclusões e propostas dos 12 grupos de trabalho que discutiram os temas educação, comunicação, tecnologias, gênero, migrações, deficientes físicos e direitos humanos, entre outros.

Os grupos sociais admitiram que há carências no trabalho e ressaltaram outras dificuldades como a colocação na agenda do Mercosul da problemática dos deficientes físicos e dos imigrantes. A delegada do Paraguai, Marcela González lembrou que “os grandes ausentes” destas cúpulas são os povos originários. Ela sugeriu que eles sejam convidados a participar da próxima reunião que será realizada na Argentina dentro de seis meses.

Com informações da Telesur e da AVN