Sem categoria

Dieese: taxa de desemprego recua para 9,7% em novembro

Pelo segundo mês consecutivo, a taxa de desemprego nas sete regiões metropolitanas pesquisadas pelo Dieese em conjunto com a Fundação Seade recuou, passando de 10,1% em outubro para 9,7% em novembro. A taxa também baixou na comparação com novembro de 2010, quando era de 10,6%. O levantamento contempla as regiões metropolitanas do Distrito Federal, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo.

No mês passado, o contingente de desempregados foi estimado em 2,2 milhões de pessoas, 78 mil a menos do que em outubro. Todas as regiões pesquisadas apresentaram retração na taxa de desemprego entre outubro e novembro. O percentual mais baixo foi visto em Belo Horizonte (5,7%) e o mais alto, em Salvador (15,5%). Em São Paulo, a taxa de desemprego ficou em 9,5%.

O setor que mais contribuiu para a queda do desemprego no período foi o de serviços, com a criação de 56 mil vagas. O comércio gerou 43 mil postos de trabalho, enquanto a indústria e a construção civil contribuíram como 15 mil e 8 mil empregos, respectivamente. Apenas no agregado outros setores houve corte, de 32 mil vagas.

São Paulo

Embora o desemprego em São Paulo esteja regredindo pelo terceiro mês consecutivo, a região metropolitana ainda contabiliza um milhão de profissionais sem trabalho. Em novembro, a taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo ficou em 9,5%, abaixo dos 9,9% registrados em outubro e da marca de 10,7% de novembro de 2010.

Entre outubro e novembro, foram criados 108 mil postos de trabalho na região, sendo 36 mil no setor de serviços, 60 mil no comércio e 12 mil na indústria. O agregado outros setores, no entanto, eliminou 40 mil vagas, resultando em um saldo líquido de 68 mil empregos gerados no período.

Renda

Entre setembro e outubro, no conjunto das sete regiões pesquisadas, o rendimento médio real dos ocupados cresceu 2,5%, para R$ 1.426,00. Entre os assalariados, o aumento foi de 2%, para 1.438,00.

Fonte: Valor