Sem categoria

Trabalhadores da aviação avaliam propostas, mas mantêm greve

Aeroviários e aeronautas farão assembleias durante toda a quinta-feira (22) para avaliar as negociações com as empresas aéreas. Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), a interlocução com os empresários é positiva neste momento e pode resultar em algum avanço nas propostas até a realização das assembleias. Mas está mantido o indicativo de greve para a mesma data, a partir das 23h.

Os sindicatos de trabalhadores negociam com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) e as propostas discutidas serão analisadas pelos trabalhadores durante a tarde de amanhã.

A Fentac, que é ligada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), lamenta o fato de dois sindicatos ligados à Força Sindical terem aceitado a proposta do SNEA, com índice de reajuste igual à inflação, sem aumento real para os trabalhadores dessas bases, e consideram um equívoco a decisão dessas entidades.

Mas para as direções da Fentac, CUT e sindicatos cutistas do setor, a estratégia das empresas de pagar a todos os trabalhadores o INPC firmado com esses dois sindicatos não acabará com o movimento. Segundo as entidades, é fundamental garantir a decisão dos trabalhadores, que rejeitaram em assembleia a proposta do SNEA.

Os sindicatos cutistas do setor aéreo representam 100% dos aeronautas (pilotos e comissários) e cerca de 80% dos aeroviários (pessoal de terra) do país.

Com informações da Fentac