Sem categoria

Juventude realiza acampamento para discutir ideal de Guevara

Entre os dias 14 e 21 de janeiro, a localidade de Berisso, na província de Buenos Aires, Argentina, será palco de mais um Acampamento Nacional da Juventude Guevarista da Argentina. Já na sexta edição, a atividade reunirá jovens argentinos e de países vizinhos que se identificam com o ideal e a ação de Che Guevara.

Durante uma semana, integrantes do acampamento terão a oportunidade de participar de atividades esportivas e culturais, além de momentos de confraternização e de debates sobre a situação política geral, e a realidade e as problemáticas da juventude. Assuntos relacionados à questão de gênero e ao exemplo de Che Guevara também serão centrais nas discussões.

"Ano após ano, os acampamentos nacionais são uma ferramenta de união e fortalecimento dos laços entre todos os companheiros e companheiras guevaristas de toda a Argentina e de países próximos; como também o momento mais puro onde um pode conhecer a organização tal qual é, já que o desenvolvimento natural das atividades do acampamento expressa em profundidade o mundo que queremos construir”, ressalta o texto de convocação.

E ainda lembra que, assim como nas edições anteriores, o Acampamento de 2012 será construído com base nos valores de "solidariedade, esforço, vontade, compromisso e respeito”.

A atividade não é destinada apenas aos integrantes da Juventude Guevarista da Argentina. O convite, segundo a convocatória, também se estende aos militantes que se identificam com a política do movimento e que seguem as ideias de Che Guevara.

"A todos aqueles e aquelas que de alguma maneira entram em contato conosco e estão interessados em conhecer o ideário e a prática de Che e em conhecer como construímos a Juventude Guevarista, como, no cotidiano, nos esforçamos para reconstruir uma corrente política, social e cultural em concordância e coerência com os valores, a ética e as práticas socialistas”, convida.

O movimento na Argentina surgiu em 2004, por meio de um grupo de jovens que "levava adiante” a Cátedra Livre "Che” Guevara. Para os integrantes do grupo, as manifestações populares de 2001 mostraram que o povo não estava satisfeito com as políticas colocadas em prática e que estava no momento de voltar a discutir os ideais revolucionários e o socialismo na região latino-americana. Nesse aspecto, a escolha da figura de Che se deu porque, para eles, o lutador social representou e ainda representa os "mais altos ideais do socialismo e da revolução”.

Para se inscrever no Acampamento e obter mais informações , os/as interessados/as devem escrever para [email protected]
Para saber mais clique aqui

Fonte: Adital