Sem categoria

Exposição de fotos mostra história política da América Latina

Após um trabalho coletivo durante o ano de 2010, as associações integrantes da Coalizão Internacional de Lugares de Consciência apresentam uma exibição de fotos abordando momentos relevantes para a história política da região em um passado recente. São imagens mais representativas ou emblemáticas, em momentos como transição de ditadura para democracia, de conflitos armados internos para processos democráticos ou ainda de fatos tidos como "pontos de inflexão” para a história social e política.

Exposição de fotos mostra história política da América Latina - www.flickr.com

O esforço das organizações da Argentina, Brasil, Chile, El Salvador, Guatemala, México, Paraguai, Peru e Uruguai em selecionar as imagens mais representativas foi para suscitar o debate sobre as formas como os momentos históricos são contados. A ideia foi criar uma exposição itinerante, que pudesse ser impressa facilmente e exibida nas entidades que fazem parte da rede.

São imagens marcantes, acompanhadas de texto explicativo. Estão ali o dia do assassinato de Monsenhor Romero, em 24 de março de 1980, em El Salvador; a assinatura do acordo de paz na Guatemala, em 1996; a resistência das mulheres de X´Oyep, em Chiapas, no México, contra a militarização do local; e flagrantes da luta contra as ditaduras militares que abateram a América Latina nas décadas passadas.

Do Brasil, há cenas do dia do golpe militar, em 1964, da luta pela anistia e do Movimento Diretas Já, em 1984. Já na Argentina, um milhão de pessoas toma a Praça da República, em 1983, para acompanhar as eleições presidenciais.

Sobre a Coalizão

A Coalizão se constitui com o objetivo de "comemorar eventos passados de luta por justiça e ocupar-se de seu legado na atualidade”. Atua financiando programas de envolvimento social, organizando intercâmbios de aprendizagem, assim como na defesa dos lugares e do movimento dos Lugares de Consciência.

Já os Lugares de Consciência são museus que "interpretam a história por meio de lugares históricos”, participam em programas que fomentam o diálogo sobre temas sociais importantes, promovem os valores democráticos e humanitários e dão oportunidade para o envolvimento coletivo em temas levantados pelo lugar de consciência.

Serviço:
As imagens estão disponíveis no site

Fonte: Adital