Sem categoria

Morre a militante Edíria Carneiro aos 86 anos

Morreu na cidade de São Paulo, na noite de ontem (25), a artista plástica Edíria Carneiro, aos 86 anos. Internada há alguns dias, a viúva  de João Amazonas, dirigente histórico do PCdoB, sofreu uma parada cardíaca. Seu corpo está sendo velado na Beneficência Portuguesa, e será cremado no Crematório Primavera, em Guarulhos, durante a manhã. O Vermelho reproduz nota do partido sobre Edíria, militante que ajudou a imprimir a história do Partido Comunista do Brasil com suas gravuras e telas.

Edíria Carneiro

Edíria Carneiro: uma artista engajada por um mundo novo

Neste dia 25 de dezembro, as mãos da talentosa artista plástica Edíria Carneiro – que por décadas trabalharam e criaram gravuras e pinturas que coloriram de esperança a luta do povo – estão postas e imóveis sobre seu peito. Com o coração consternado, a direção nacional do PCdoB comunica o falecimento de Edíria. E apresenta seus sentimentos a seus filhos, netos e parentes. Há dias ela se encontrava em tratamento numa unidade de terapia intensiva de um hospital da cidade de São Paulo.

Leia também:
Rabelo: Edíria Carneiro, uma mulher avançada e combativa

 

Edíria Carneiro era militante do Partido Comunista do Brasil desde 1945. Desde o início dessa trajetória soube associar sua militância política com a força criativa de sua arte. Foi ilustradora de várias publicações vinculadas ao Partido, como o jornal A Classe Operária e as revistas Momento Feminino e Seiva, além de cartazes e folhetos. Como artista se moveu por uma insaciável sede de desenvolver ao máximo suas potencialidades, vinculando estudo e audácia estética. Estudou na Escola de Belas Artes, em Salvador, seguiu um itinerário de aprendizagem com vários mestres brasileiros. No final dos anos 1970, morando no exílio em Paris, trabalhou em ateliês de renomados gravuristas. Ao longo de sua carreira, participou de exposições no Brasil, França, Estados Unidos da América, Taiwan, Espanha, Argentina e Cuba.

Nos últimos anos, impedida pela idade avançada de usar a prensa para imprimir suas gravuras, dedicou-se à pintura. Num ciclo fértil e intenso de trabalho pintou uma série quadros nos quais retratou, com destaque, "as belas e corajosas senhoras do povo": cortadoras de cana, lavradoras sem-terra, mães protegendo a prole da miséria… Em suma, a força e a beleza das mulheres trabalhadoras.

Como militante, além de ajudar com sua arte, dedicou-se com afinco em várias outras tarefas, entre as quais a de professora nos cursos de capacitação política e teórica do partido para operários.

Companheira de vida inteira do histórico dirigente do PCdoB, João Amazonas, participou das lutas políticas de largo tempo histórico e de diferentes etapas do percurso da legenda histórica dos comunistas. Como mulher, mãe e militante, teve o desafio de criar seus filhos nas duras condições da vida clandestina, enfrentando constantes perseguições, sobretudo depois do golpe militar de 1964.

Às vésperas de 2012, quando completará 90 anos de presença contínua na história brasileira, o Partido Comunista do Brasil, PCdoB, rende suas homenagens à memória de Edíria Carneiro. A legenda comunista se fez histórica e respeitada pelo trabalho de gerações e gerações de brasileiras e brasileiros nas quais se destacam homens e mulheres, da fibra, do talento, da simplicidade e da dedicação de Edíria.

Os seus quadros e gravuras irão continuar tingido de esperança, de audácia e criatividade a luta dos oprimidos e a causa do socialismo, às quais dedicou sua vida toda.

São Paulo, 26 de dezembro de 2011

A Direção Nacional do Partido Comunista do Brasil-PCdoB

Confira galeria de imagens das obras de Edíria Carneiro: