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A água que escorre pelos dedos e se eterniza no movimento

Antes de morrer em 26 de julho de 2009, o coreógrafo e bailarino Merce Cunningham planejou a preservação da sua obra. Mesmo definindo a dança como "água que escorre pelos dedos, uma substância que logo desaparece", ele desejou eternizar movimentos criados em mais de 65 anos de carreira.

Merce Company Dance

O primeiro passo soa contraditório: o fim da Merce Cunningham Dance Company em 31 de dezembro, quando apresenta a coreografia de "Events" no Park Avenue Armory, em Manhattan.

Fundada em 1953, a companhia faz a última performance após quase dois anos na estrada com a série The Legacy Tour. Desde fevereiro de 2010, mais de 150 apresentações de 18 coreografias –algumas fora do palco há décadas– foram realizadas em 50 cidades da América do Norte, Ásia e Europa.

"Cunningham decidiu fechar a companhia porque não queria dançarinos que não foram treinados por ele", diz Trevor Carlson, diretor-executivo da Merce Cunningham Dance Company. "Ele imaginou uma companhia-museu."

Trevor Carlson, diretor-executivo da Merce Cunningham Dance Company, cita Martha Graham para explicar o pioneirismo de Cunningham (1919-2009).

Em 1926, a coreógrafa fundou a sua companhia, hoje a mais antiga em funcionamento nos Estados Unidos. "Após Martha morrer, em 1991, o seu grupo aceitou dançar obras de outros coreógrafos."

Cunningham, ao contrário, decidiu que sua companhia deveria encerrar as atividades no próximo dia 31 de dezembro, dois anos após sua morte. "É preciso, porém, deixar claro: não é o fim das coreografias de Cunningham", diz Carlson. "Há pelo menos 40 anos, outros grupos vêm apresentando as suas criações. O seu repertório continuará nos palcos."

Cunningham previu duas medidas para a preservação de sua obra: a criação de "cápsulas de dança" e auxílio financeiro aos dançarinos.

As cápsulas são arquivos digitalizados que reúnem vídeos das coreografias e anotações do coreógrafo. Amante da tecnologia, Cunningham usou o programa de computador Life Forms para criar sua arte nos anos 1990. Também adotou a técnica de captação de movimentos na peça "Biped" (1999).

Segundo Carlson, no próximo ano começa o licenciamento dos espetáculos para outras companhias. A decisão sobre direitos autorais se concentra no Merce Cunningham Trust, fundado em 2000, cuja sede será transferida para o New York City Center, onde haverá aulas sobre a técnica de Cunningham.

"Existe um compromisso financeiro para apoiar a transição dos dançarinos. Garantimos a eles salários por até quatro anos", diz Carlson. "Cada um é livre para decidir o que vai fazer."

Carlson enfatizou a oferta de planos de saúde para os 15 dançarinos, sempre sujeitos a contusões. "Tratamento médico nos EUA é caríssimo. Deixar um dançarino arcar com isso se tornaria um fardo."

Despedida

Às vésperas das performances no Park Avenue Armory, a atmosfera na companhia não é de desolação.

"Estamos orgulhosos apenas." Criado para o galpão de 5.000 m² do Armory, "Events" terá seis apresentações, de 45 minutos cada uma, entre os dias 29 e 31 deste mês.

Trata-se de uma colagem de outras coreografias de Cunningham organizada por Robert Swinston para ocupar simultaneamente três palcos. A cargo de Daniel Arsham, o cenário vai exibir fotos de nuvens reproduzidas em larga escala e tiradas pela janela do avião, enquanto a companhia viajava.

Compostas por Takehisa Kosugi, David Behrman, John King e Christian Wolff, as músicas de "Events" serão executadas em sequências diferentes a cada performance. A pedido de Cunningham, os ingressos custam US$ 10 (cerca de R$ 18).

Fonte: Blog do Nassif, publicado originalmente na Folha