Sem categoria

Ministério do Turismo deseja Feliz Ano Novo com “Viaje Legal”

Se você ainda não decidiu onde vai estar à meia-noite do dia 31 de dezembro pode acabar esquentando a cabeça e perdendo dinheiro. Ao mesmo tempo, se procurar com cuidado ainda há possibilidades de conseguir uma solução para receber 2012 como um ano realmente novo. Para auxiliar turistas durante a sua viagem, o Ministério do Turismo (MTur) preparou o guia ‘Viaje Legal’, com informações e dicas importantes.

No Brasil, cidades como Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e Florianópolis (SC) conquistaram a preferência de quem viaja no Réveillon, segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav).

Os esforços empreendidos em torno dos 65 destinos indutores do turismo no Brasil são relevantes, mas ainda não alteraram substantivamente a procura por viagens para as cidades já consagradas, conforme levantamento da associação. As metrópoles e as tradicionais cidades do litoral permanecem como destinos de mais destaque.

A demanda por viagens para o Réveillon está aquecida, diz o presidente da Abav, Antonio Azevedo: “A nova classe média, que já representa a maior parcela da base de consumo do setor de viagens e turismo no País (58%), contribui com a previsão de aumento no movimento das viagens domésticas, de 11% a 12%, comparado a igual período anterior”.

Segundo Azevedo, o movimento nas agências de viagens cresceu significativamente: “Com as facilidades de pagamento e promoções tarifárias, cada vez mais o consumidor recorre aos serviços profissionais das agências de viagens, que proporcionam orientações técnicas especializadas, prestam assistência pós-venda e apresentam padrão de qualidade bem superior aos canais impessoais da internet”.

Rio: rota obrigatória

Segundo o presidente da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (RioTur), Antonio Pedro Figueira de Mello, a crise na Europa pode levar à substituição do turista europeu pelo sul-americano, com crescimento do turismo interno. “O brasileiro vem se mostrando muito propenso a viajar. E o Rio de Janeiro se consolida como uma rota obrigatória”.

Dezesseis minutos de fogos e dezenas de atrações musicais animarão a festa de cariocas e turistas que estiverem na maior festa de Réveillon do planeta, na praia de Copacabana. As vantagens em optar por passar a virada de ano em alguma praia são a gratuidade e a disponibilidade. No Rio de Janeiro, dois milhões de pessoas são esperados todos os anos em Copacabana. Porém, em cima da hora fica mais difícil encontrar vaga na rede hoteleira.

O presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio), Pedro de Lamare, calcula que a ocupação dos hotéis e albergues da Zona Sul da cidade vai alcançar 100%; e 90% dos bares e restaurantes da orla que abrem na noite de Ano Novo já estão com reservas esgotadas.

Viaje legal

Na publicação Viaje legal, o Ministério do Turismo dá informações e dicas para que todos tenham um “Feliz Ano Novo!”

De início, escolha sempre prestadores de serviços turísticos cadastrados no MTur. No site do Cadastur é possível realizar a consulta.

Em relação a reservas em hotéis ou outros meios de hospedagem, sempre solicite confirmação por escrito, com informações sobre tarifa, horário do check-in, tipo de quarto, serviços oferecidos, forma de pagamento e regras de cancelamento. Procure saber se durante a viagem serão oferecidas opções de passeio ou serviços pelos quais você terá de fazer pagamento extra.

Identifique sua bagagem, por dentro e por fora. Transporte jóias, documentos, aparelhos eletrônicos e telefone celular na bagagem de mão. Se estiver transportando presentes, leve consigo as notas fiscais de compra. Exija que a empresa transportadora identifique sua bagagem com tíquete próprio, e que lhe dê um comprovante. Verifique os tipos de seguro disponíveis para contratação. Recomenda-se contratar seguro pessoal e de bagagem.

Sempre que seu voo atrasar ou for interrompido por mais de quatro horas, (em aeroporto de escala), a empresa aérea é obrigada a acomodá-lo em outro voo, da própria empresa ou de outra, dentro de quatro horas contadas a partir da hora do voo do qual foi preterido.

Se o passageiro aceitar viajar em outro voo no mesmo dia (após as quatro horas) ou no dia seguinte, a empresa, a fim de minimizar seu desconforto, ainda tem de proporcionar todas as facilidades, como refeições, telefonemas, transporte e acomodação, se for o caso.

Ao se hospedar em hotéis ou pousadas em áreas endêmicas para doenças transmitidas por mosquitos, como a malária, dê preferência para instalações com janelas e portas com telas e cortinados. Caso viaje para lugares onde o sol costuma brilhar forte, com calor intenso, use protetor solar, óculos de sol, roupas leves e arejadas e chapéu de aba larga.

Em viagens de carro, não se esqueça da Carteira Nacional de Habilitação (original), do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (original ou cópia autenticada pelo Detran), além de documentos próprios para trailers e carretas. Leve a carteirinha e telefone do seguro.

Fonte: Ministério do Turismo