Sem categoria

Senado abre 246 vagas em concurso público; provas serão em março

O Senado Federal está com inscrições abertas para concurso público para preenchimento de 246 vagas inicialmente, sendo 104 para o cargo de técnico legislativo (nível médio), 133 para analista legislativo (nível superior) e nove para consultor legislativo (nível superior). As provas estão marcadas para o dia 11 de março e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) será a organizadora do certame.

O novo concurso suprirá a necessidade de reposição de servidores diante do grande número de aposentadorias desde o último concurso. Nos últimos dois anos, 531 servidores se aposentaram, sendo 360 só este ano. Ao anunciar o lançamento do edital, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), explicou que além dos 531 servidores que se aposentaram nos últimos dois anos, outros 690 devem fazer mesmo até 2015, totalizando 1.221 aposentadorias entre 2010 e 2015.

As provas da primeira etapa do concurso serão realizadas no dia 11 de março de 2012, nas capitais de todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, de forma a garantir amplo acesso dos interessados e uma seleção abrangente. As provas para os cargos de consultor legislativo e técnico legislativo ocorrerão em turno oposto às avaliações para o cargo de analista legislativo, permitindo aos candidatos a possibilidade de concorrer a mais de um cargo.

Serão aplicadas provas discursivas para todos os cargos, além de prova de títulos para o cargo de consultor legislativo. Aos candidatos para o cargo de técnico legislativo, especialidade policial legislativo federal, será exigida, ainda, aptidão física e psicológica, assim como investigação social e documental e aprovação em curso de formação específico.

A expectativa é de que cerca de 80 mil interessados se inscrevam no concurso do Senado. Quase o dobro dos candidatos da última seleção, que ocorreu em 2008, e contou com 42.970 inscritos. À época, os dois cargos mais procurados foram policial legislativo federal, que teve a concorrência de 1.196,5 candidatos por vaga, e de técnico legislativo/administração, com 1.043,7 candidatos por vaga.

O Senado decidiu pela contratação direta da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para organização do concurso, já que não cobrará pelos serviços prestados, arrecadando apenas as taxas de inscrição. A fundação tem experiência na realização de processos seletivos nacionais, tendo feito com sucesso o último concurso do Senado em 2008, e foi responsável pelos estudos técnicos para realização da reforma administrativa da Casa, conhecendo de perto seu funcionamento.

Agência Senado