Sem categoria

"Saúde na Venezuela é melhor hoje do que antes da Revolução"

O Ministério de Saúde venezuelano iniciou 2012 com novos objetivos para melhorar o serviço integral, em especial a atenção às grávidas, que contarão proximamente com outro centro de maternidade.

Segundo afirmou a titular dessa pasta Eugenia Sader durante um ato de apresentação da primeira venezuelana nascida neste ano, nos próximos dias será aberto um hospital materno no município zuliano de Machiques que dará continuação às 158 obras em marcha durante 2011 pelo Sistema Nacional Público de Saúde.

De acordo com Sader, no ano passado foram inaugurados quatro centros da Missão Sorriso, orientados a facilitar consultas odontológicas para toda a população, nove maternidades do projeto Menino Jesús, duas casas de abrigo, 11 centros cirúrgicos inteligentes, 45 Centros de Desenvolvimento Integral (CDI), 27 de Reabilitação Integral (CRI) e cinco de Alta Tecnologia (CAT), entre outros.

Ressaltou o bom serviço e funcionamento de algumas maternidades como as inauguradas em Zulia, Barinas e Miranda, além da remodelagem da área de obstetrícia de Apure.

Também destacou a reestruturação de 15 entidades ambulatórias e 30 hospitais, e a abertura de quatro clínicas, três centros de radioterapia e três unidades de diálises ao longo de todo o país.

Recentemente o vice-ministro José España manifestou que na atualidade o sistema de saúde é muito melhor em estrutura e em equipamentos que há anos, antes da revolução, avanços que agradeceu aos investimentos e iniciativas sociais implementadas pelo governo.

Também recordou que as Missões Menino Jesús e Filhos de Venezuela, priorizam a atenção a crianças e grávidas em condições de pobreza por localizá-los entre os setores mais vulneráveis da sociedade.

Fonte: Prensa Latina