Sem categoria

Venezuela prevê queda de desemprego e pobreza extrema em 2012

O governo da Venezuela estima que o crescimento da economia ajudará que as taxas de desemprego e de extrema pobreza sofram queda em relação a 2011 e que fiquem em 5% e 3,5%, respectivamente.

"No ano passado os trabalhadores com ocupação chegaram a 3,85 milhões de pessoas", afirmou o presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), Elias Eljuri, durante uma entrevista à emissora estatal.

De acordo com Eljuri, as políticas econômicas operadas pelo governo do presidente Hugo Chávez "permitiram aumentar estes índices e gerar estabilidade [no país]".

O presidente do INE destacou que o emprego formal subiu de 45% para 56% entre 1999 e 2011, mesmo período em que a ocupação informal caiu de 50% para cerca de 44%.

Ele ainda observou que a perspectiva para este ano é que o crescimento econômico continue. "A maioria dos setores produtivos na Venezuela cresceu", disse.

Apesar disso, Eljuri confirmou que a inflação continua sendo um problema para a economia do país. "Esse é um elemento que temos que aprofundar a luta", acrescentou.

Fonte: Ansa