Conselho de Segurança da ONU realiza primeira reunião do ano
Guatemala, Marrocos, Paquistão, Togo e Azerbaijão estrearam na quarta-feira (4) suas cadeiras no Conselho de Segurança das Nações Unidas, na primeira sessão desse órgão em 2012.
Publicado 05/01/2012 05:05
A reunião foi encabeçada pelo embaixador da África do Sul na ONU, Baseio Sangqu, que ocupa a presidência rotativa dessa instância durante o mês de janeiro.
Os cinco novos membros do Conselho de Segurança foram eleitos em outubro passado para um mandato de dois anos, substituindo o Brasil, Líbano, Nigéria, Gabão e Bósnia-Herzegóvina.
O restante dos integrantes do conselho são Colômbia, Índia, Alemanha e Portugal, como membros não permanentes até dezembro de 2012, e Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China, que têm presença vitalícia e poder de veto.
No caso da Guatemala, é a primeira vez que ocupa um assento no Conselho de Segurança da ONU.
Sua eleição foi aprovada pela quase totalidade dos votos da Assembleia Geral: 191 do total de 193 Estados que formam a organização mundial votaram a favor, havendo apenas duas abstenções.
Dessa forma, a nação centro-americana converteu-se no vigésimo país da América Latina e Caribe a fazer parte do Conselho de Segurança.
Os outros foram Brasil (10 vezes), Argentina (oito), Colômbia (sete), Panamá (cinco), Chile, México, Peru e Venezuela (quatro), Costa Rica, Cuba e Equador (três), Bolívia, Nicarágua, Guiana e Jamaica (duas) e Honduras, Paraguai, Trinidade e Tobago e Uruguai (uma).
Por essa região nunca ocuparam uma cadeira nesse corpo Antiga e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Dominica, República Dominicana, El Salvador, Granada, Haiti, Saint Kitts e Nevis, Santa Luzia e São Vicente e Granadinas.
Prensa Latina