Sem categoria

Dominicanos exigem libertação dos Cinco cubanos

Dez organizações da juventude da esquerda dominicana enviaram carta ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para solicitar a libertação de cinco cubanos mantidos em prisões americanas.

Os simpatizantes da Ilha se uniram ao movimento internacional, que solicita a libertação de Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Antônio Guerrero, Fernando González e René González.

Os grupos salientam que os cubanos não transgrediram nenhuma lei do país, e estão sendo submetidos a fortes repressões, o que demonstra que sua prisão é de caráter político. Isso reforça a responsabilidade do movimento em libertá-los.

A nota traz a exigência de que René Gonzáles retorne a seu país, pois mesmo não estando preso, não é permitido seu retorno a Cuba. Além disso, o movimento destaca que a luta que realizam em defesa de seus ideais nunca colocou em risco a segurança dos Estados Unidos.

Eles justificam que em nome da luta desenvolvida em favor de seu povo e da humanidade é que exigem a libertação dos cinco cubanos. Essa ação poria fim à grande injustiça cometida contra eles.

Na nota os movimentos lembram que Juan Pablo Duarte, pai da pátria dominicana, destacou que a justiça vem em primeiro lugar. Se quereis ser felizes – dizia – , a justiça é o primeiro dever do homem. E a prisão dos cinco cubanos significa uma afronta por parte da justiça norte-americana.

Segundo eles, esse erro pode ser superado com uma decisão de libertá-los e garantir que regressem a seu país, para suas famílias.

O movimento também informou, em nota ao governo americano, que na última quinta-feira (5), em todos os países do mundo, se levantou uma voz pedindo a libertação para os anti-terroristas.

Como é de conhecimento mundial, os cinco cubanos foram aprisionados em 12 de setembro de 1998, na cidade de Miami, na Flórida, onde se infiltraram em grupos cubanos dedicados a organizar planos terroristas contra o povo da Ilha Caribenha.

Assinaram a carta a Frente Popular Aniana Vargas, a Coordenadoria Patriótica, o Movimento Popular Dominicano, o Movimento Restaurador Socialista, a Liga Socialista, Justiça Global, o Movimento Pátria para Todos, o Movimento Caamañista, La Multitud e o Partido Boschista.

Prensa Latina