Sem categoria

Para Coreia do Norte, reunificação é prioridade máxima

A Coreia Democrática afirmou nesta sexta-feira (6) que a reunificação da pátria constitui a principal tarefa orientada por seu falecido líder Kim Jong Il à atual geração, ao insistir na reconciliação e unidade como premissa e garantia desse objetivo.

Um comentário da agência oficial de notícias KCNA chama a colocar os interesses nacionais acima de tudo e recorda que dezenas de anos após o fim da guerra fria, o povo coreano "sofre a desgraça, a dor e a vergonha da divisão".

Na época atual, a reunificação da pátria é a tarefa vital, reforça.

Adverte que a cada dia se torna mais grave a desconfiança entre os compatriotas do Norte e do Sul, o que considera uma tragédia que incide negativamente na paz e na estabilidade no nordeste da Ásia.

Também evoca que neste ano seja celebrado o quinto aniversário da declaração de 4 de outubro (2007), resultado de uma cúpula intercoreana, enquanto insistiu que toda a nação do Norte, do Sul e no ultramar deverá impulsionar a causa da reunificação.

Para isso conclama a acelerar firmemente a grande marcha com esse fim sob os princípios da independência, da paz e da grande unidade nacional.

Fonte: KCNA