Sem categoria

Coreia do Norte denuncia manobras conjuntas Coreia do Sul-EUA

A República Popular Democrática da Coreia advertiu neste sábado (28) hoje que as manobras militares conjuntas dos Estados Unidos e da Coreia do Sul anunciadas para o próximo mês levarão a tensa situação da península à beira de uma guerra.

Um comentário da agência de notícias Kcna qualifica esses exercícios como uma grave e intolerável provocação que ameaça a soberania norte-coreana e um desafio à aspiração da comunidade internacional de alcançar a paz e a estabilidade no mencionado território.

De acordo com a fonte, o exercício Key Resolve, de 27 de fevereiro a 9 de março, piorará mais ainda as relações entre as duas Coreias, é considerado um ensaio de guerra nuclear contra este país e cujo objetivo é apoderar-se de toda a península com a força das armas.

Ao negar o caráter defensivo que Washington e Seul atribuem às manobras, a Coreia do Norte destaca que isso é só uma "artimanha absurda" para encobrir sua essência agressiva e provocadora.

Em Key Resolve participarão 200 mil soldados da Coreia do Sul e 2,1 mil estadunidenses. Desses últimos 800 procederão de outros territórios.

A essas operações, se somarão as do exercício Foal Eagle, de 1º de março até 30 de abril, para o qual o Pentágono mobilizará ao redor de 11 mil efetivos.

As tensões na Península Coreana incrementaram-se desde um incidente ocorrido no dia 23 de novembro de 2010, quando forças sul-coreanas dispararam desde a ilha Yonphyong contra as águas territoriais do norte, que respondeu a essa ação.

Pyongyang qualificou o sucedido de provocação instigada pelos Estados Unidos, e sua resposta como um ato de defesa.

Prensa Latina