Presidente da Coreia do Sul visitará a China
O presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak, visitará Pequim na próxima semana para uma reunião com o colega chinês, Hu Jintao, poucos dias depois da proclamação de Kim Jong-un como novo líder da Coreia do Norte, país que tem a China como principal aliado.
Publicado 04/01/2012 07:24
Durante a visita a China, de 9 a 11 de janeiro, Lee Myung-bak também se reunirá com o primeiro-ministro Wen Jiabao e com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Wu Bangguo.
"Os dois dirigentes discutirão o futuro desenvolvimento da parceria estratégica bilateral e o fortalecimento da cooperação bilateral para a paz e a estabilidade na Península Coreana", afirma um comunicado da presidência sul-coreana.
A visita, a segunda a China de Lee Myung-bak como presidente, acontecerá poucos dias depois da morte de Kim Jong-il e da proclamação como líder da Coreia do Norte de seu filho mais novo, Kim Jong-un.
A Coreia do Sul é aliada do imperialismo norte-americano. Em seu território estão acantonados cerca de 30 mil soldados estadunidenses. Nas bases militares dos Estados Unidos na Coreia do Sul há instalações nucleares. Periodicamente os Estados Unidos e a Coreia do Sul realizam manobras militares, o que constitui uma provocação direta contra a Coreia do Norte.
Com agências