Professor é entrevistado por jornalistas europeias no PCdoB/RJ
Na última quinta-feira, dia 5 de janeiro, o professor Orlando Júnior, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ), concedeu na sede estadual do PCdoB uma entrevista às duas jornalistas da Aliança Internacional de Habitantes, que estavam acompanhadas do PC da CONAN, e estão no país há alguns meses acompanhando os impactos dos projetos Copa e Olimpíadas.
Publicado 09/01/2012 15:38 | Editado 04/03/2020 17:03
O foco da entrevista foi voltado para as consequências da interferência das obras e de todo projeto dos grandes eventos, que serão realizados no Brasil e no Rio de Janeiro, na vida dos habitantes dessas localidades.
“O grande ponto comum entre todas as cidades que sediarão a Copa do Mundo e as Olimpíadas, no caso do Rio de Janeiro, vem sendo o processo de reestruturação urbana. Áreas antes desvalorizadas são incorporadas ao circuito de valorização imobiliária do capital”, afirma o professor.
“Todas as localidades que receberão os grandes eventos terão desapropriações, o projeto ainda não traz um detalhamento dessas intervenções, mas já há o valor das indenizações”, completa Orlando.
O professor Orlando Júnior ainda salienta que nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza e Recife o processo de reestruturação urbana já é mais profundo e os impactos já estão sendo maiores.
A italiana Eleonor Bigolin e a portuguesa Dalia Bodelgo chegaram à sede do partido depois de visita a comunidades da região metropolitana. As jornalistas estão acompanhando o andamento dos projetos dos grandes eventos no país desde outubro de 2011 e permanecem até setembro deste ano.