Sem categoria

Aniversário de Drummond pode ser Dia Nacional da Poesia

O banquinho da praia de Copacabana onde um Carlos Drummond de Andrade vestido de bronze contempla o mar atrai cada vez mais turistas, que gostam de se deixarem fotografar, no verão carioca, junto ao busto do poeta que escreveu seus últimos versos há 15 anos.

Por Marcos Magalhães

O exemplo de Drummond, que atrai os visitantes da praia mais famosa do Brasil, poderá vir a inspirar também novas gerações de autores em todo o país. Este é o objetivo do Projeto de Lei do Senado (PLS) 501/09, que institui o Dia Nacional da Poesia.

De autoria do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), o projeto estabelece que a data nacional seja celebrada a cada dia 31 de outubro, quando se comemora o nascimento do poeta em Itabira (MG), no ano de 1902. Ao escolher Drummond como homenageado pela data que pretende instituir, o senador lembrou sua vida modesta como servidor público das áreas de educação e cultura. E observou que, apesar de sua timidez e do recato de sua vida privada, "teve sua obra celebrada por milhões de admiradores" e tornou-se o poeta mais influente da literatura brasileira.

"A obra de Drummond continua a influenciar poetas e práticas de ensino e aprendizagem da poesia, seduzindo novos leitores a cada dia. Por isso, um dia dedicado à poesia que também homenageie o poeta poderá marcar ainda mais o amor dos brasileiros pela poesia", argumenta Dias em defesa de sua proposta.

O projeto já obteve parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e está pronto para votação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), na qual receberá decisão terminativadecisão terminativa é aquela tomada por uma comissão, com valor de uma decisão do Senado. Quando tramita terminativamente, o projeto não vai a Plenário: dependendo do tipo de matéria e do resultado da votação, ele é enviado diretamente à Câmara dos Deputados, encaminhado à sanção, promulgado ou arquivado. Ele somente será votado pelo Plenário do Senado se recurso com esse objetivo, assinado por pelo menos nove senadores, for apresentado à Mesa. Após a votação do parecer da comissão, o prazo para a interposição de recurso para a apreciação da matéria no Plenário do Senado é de cinco dias úteis. e onde tem como relator o senador Wellington Dias (PT-PI).

Em seu voto favorável à proposta, o relator ressaltou que Drummond elaborou "uma poesia a serviço da denúncia das injustiças sociais, da indignação perante os desmandos dos poderosos e, ao mesmo tempo, da construção da solidariedade".

Fonte: Agência Senado