Falcão faz show de encerramento do pré-carnaval 2012

A Prefeitura Municipal de Fortaleza faz do período carnavalesco o ponto alto do calendário cultural, investindo em dois meses ininterruptos de festa nas ruas e praças da cidade. Em 2012, a folia atinge as seis Regionais aos sábados até 11 de fevereiro com os cortejos e troças dos blocos de pré-carnaval, animando alternadamente os finais de semana que antecedem os quatro dias de carnaval propriamente ditos.

Um “esquenta” prolongado ao som das bandinhas de sopros, metais e percussão. E também das baterias e batucadas dos mais de 100 blocos que a cada ano se multiplicam espontaneamente pela cidade, entoando samba, forró, xote, baião, maracatu, frevo e outros tantos ritmos carnavalescos. Assim, marcada pela diversidade de gêneros musicais, a festa valoriza as manifestações tradicionais e as inovações, reunindo diferentes gerações em torno da brincadeira coletiva e descentralizada.

A Praia de Iracema e a Praça do Ferreira são os dois principais pontos de convergência do pré-carnaval, atraindo um maior número de blocos e foliões. No Centro, o anfitrião da troça é o bloco Concentra mas não Sai, que tradicionalmente atrai foliões para a Praça do Ferreira. Em paralelo, o tradicional cortejo dos blocos da Praia de Iracema se repete, desta vez saindo do Centro Dragão do Mar e dispersando à altura da rua João Cordeiro, no espaço de arena montado na praia.

Este ano, o show que marca o encerramento do pré-carnaval e abertura do carnaval é um elogio explícito ao humor e à molecagem cearense, tema do carnaval 2012. Quem sobe ao palco representando com categoria a vocação natural do cearense para rir e fazer rir é o humorista e compositor Falcão. Dia 11 de fevereiro, antecedido por blocos de pré-carnaval que também prometem muita animação, ele sobe ao palco armado na Praia de Iracema, à altura do Ideal Clube, para cantar os sucessos de oito discos lançados.

Falcão é uma piada ambulante de bom gosto. Tem a nossa cara. O nosso jeito. Os nossos trejeitos. As nossas manias feias e bonitas. Cursou Arquitetura e ergueu um monumento ao riso inteligente, à ironia fina, à presença de espírito, à típica fuleiragem do Ceará Moleque. Apareceu cantando, “bonito, lindo e joiado”, no comecinho dos anos 90. Daí não parou mais. Com um girassol cravado no peito, fez canto bregoriano, frescou com o fedor da burguesia que tem dinheiro pra comprar perfume, admitiu que dinheiro não é tudo mas é cem por cento, proclamou que a besteira é a base da sabedoria, exaltou 500 anos de chifre, concluiu que só é corno quem quer e traduziu para o inglês clássicos, como Eu Não Sou Cachorro Não, de Waldick Soriano, e Fuscão Preto, de Almir Rogério.

Como autor de sua auto-descrição, à moda Millôr Fernandes, apresentou-se:

Eu, Marcondes Falcão Maia sou pereirense porque nasci em Pereiro, a 16 de setembro de 1957. Pereiro fica no estado do Ceará, visto que se localiza em território cearense.

Sou é um cara grande, porque, medida a minha extensão na vertical, ou seja, dos pés à cabeça, verifica-se que não sou pequeno.

Quando menino saí de minha terra natal pra vir morar em Fortaleza. Por isso mesmo não resido mais em Pereiro. Possuo muitas qualidades, mas a mais importante é a quantidade.

Como cantor/compositor já lancei, até o momento, 8 CD's, sendo que o oitavo é o mais recente. Tenho apenas um filho, o Pedro, do qual sou o pai.

Possuo, também, apenas uma mãe, que foi justamente a mulher que me pariu. Sou enfim, um sujeito de grande futuro, sendo que este se aproxima a cada dia que passa.

Serviço

Show de encerramento do pré-carnaval com blocos de pré-carnaval e o humorista falcão. Dia 11 de fevereiro, a partir de 18h, no Aterro da Praia de Iracema. Aberto ao público.

Fonte: Secultfor