Jogos da Vida ressocializa jovens em Fortaleza

O projeto atende a cerca de 300 jovens em três núcleos implantados em escolas nos bairros de Santa Filomena, Grande Jangurussu e Bom Jardim

Ressocializar jovens que cumprem medidas sócio-educativas e oferecer prática esportiva para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Esse é o principal objetivo do projeto Jogos da Vida, realizado pela Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza. O projeto é o primeiro do poder público na capital cearense a contar com recursos captados por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Com menos de um ano de execução, o projeto atende a cerca de 300 jovens em três núcleos implantados em escolas nos bairros de Santa Filomena, Grande Jangurussu e Bom Jardim. São oferecidas aulas em cinco modalidades coletivas: futebol, futsal, vôlei e handebol.

Para o secretário de Esporte e Lazer de Fortaleza, Evaldo Lima, a prática esportiva é uma ótima ferramenta no processo de reinserção desses jovens na sociedade. “O Jogos da Vida faz um gol de placa ao levar o esporte e a saúde àqueles que estão em situação de alta vulnerabilidade social. É também um caminho para que o poder público capte recursos e implante mais projetos no âmbito do esporte educacional, de participação e de rendimento”, avalia o secretário.

Além de professores e coordenadores, os núcleos contam com o trabalho de um psicólogo, que oferece apoio também às famílias dos jovens.

Fonte: Secel (com informações do Ministério do Esporte)