Sem categoria

Brasil inaugura módulo de pesquisa próximo ao Polo Sul

O primeiro laboratório de pesquisa brasileiro no interior da Antártica, o módulo Criosfera 1, foi inaugurado nesta quinta-feira. O equipamento, a aproximadamente 670 quilômetros de distância do Polo Sul geográfico, enviará diariamente dados meteorológicos por satélite ao Brasil.

Os cientistas pretendem analisar no continente antártico os efeitos de poluentes gerados na América do Sul e outras partes do mundo. As primeiras transmissões, em fase de teste, ocorreram há uma semana. Os dados foram recebidos no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O módulo tem 6,30 metros de comprimento e pesa 3,5 toneladas. A 1,5 metro do solo, evita o acúmulo de neve e ainda permite a passagem do vento.

O grupo de dez cientistas, que chegou na Antártica no dia 17 de dezembro de 2011, enfrenta temperaturas de até 42°C negativos. Outros sete pesquisadores ficam no chamado acampamento base, na região da Geleira Union. Há pesquisadores do Inpe, da UFRGS e da Uerj. Por causa das condições meteorológicas, a volta foi adiada. A previsão é de que a chegada em Punta Arenas, no Chile, ocorra no dia 24 de janeiro.

As pesquisas brasileiras incluem a perfuração das camadas de gelo. Assim, é possível ter informações sobre a composição atmosférica do planeta no passado. Além da pesquisa no interior do continente antártico, o Brasil mantém a Estação Antártica Brasileira de Comandante Ferraz, na Ilha Rei George. O Criosfera 1 fica a 2,5 mil quilômetros (a mesma distância que separa o Rio de João Pessoa) ao sul da estação.

Fonte: O Globo