Sem categoria

Carnaval: Vila Isabel vestirá o colorido de Angola

Difícil é saber quantas cores serão. No carnaval em que terá Angola como enredo ("Você semba lá… que eu sambo cá – o canto livre de Angola"), a Unidos de Vila Isabel levará à avenida praticamente todas as suas alas com um colorido inspirado nos tecidos do país africano. Só na ala das baianas, serão 12 tipos de estampas. E, na bateria, 800 metros de tecidos, mais do que a extensão da Sapucaí, com seus 700 metros de comprimento.

No ateliê da azul e branca, no quarto andar do barracão da Cidade do Samba, os panos cheios de tom estão por todos os lados. Tanto que a agremiação até perdeu as contas de quantos quilômetros de telas já viraram figurinos para a folia.

Chefe do ateliê da Vila, Rita Alves conta que, em agosto, uma comitiva da escola viajou para Angola. E, na bagagem, trouxe 50 tipos de tecidos. Aqui, a carnavalesca Rosa Magalhães adequou cada um às suas fantasias. E inspirada nessas tramas, a agremiação reproduziu, nas fábricas tupiniquins especializadas em carnaval, metros a fio de estampas.

"Um enredo como Angola pedia esse colorido. Usamos as réplicas dos tecidos em todos os setores. As únicas alas sem essa mistura são as dos orixás. O resultado, além de uma estética diferente, são fantasias leves, que contribuem para que os componentes sambem à vontade", diz Rita.

Com tantos metros de tecidos para as fantasias, a escola reforçou a equipe da costura e do ateliê. Segundo Rita, atualmente são 168 funcionários confeccionando os figurinos. Mas, até os dias que antecedem o carnaval, eles devem chegar a quase 300. Em cada mesa de costura, são montanhas de tecidos coloridos. Enquanto num canto se misturam tons de roxo e amarelo, em outro, de verde, laranja e rosa.

Tudo leva os trabalhadores da escola a crer num desfile arrebatador, com um efeito que lembre a apresentação da Vila em 1988. Naquele ano, no enredo "Kizomba, a festa da raça", a agremiação desfilou com fantasias feitas de materiais alternativos, como a palha e o sisal. E surpreendeu a todos, levando o título do carnaval.

Desta vez, Rita diz que a vibração das cores (os carros alegóricos também serão decorados com o grafismo angolano) será um dos trunfos da escola. E conta uma curiosidade sobre a origem dessa mistura de Vila Isabel com Angola: segunda ela, foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando ainda estava no poder, que sugeriu o enredo ao cantor e compositor Martinho da Vila. Ambos ajudaram na negociação com o governo africano e, em novembro de 2010, foi batido o martelo sobre o enredo.

Fonte: O Globo