Sem categoria

Para Aldo, Lei da Copa será votada até março pelo Congresso

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, está otimista com a perspectiva de a Lei Geral da Copa ser votada pelo Congresso Nacional até março. “Há o compromisso da Câmara e da Comissão Especial da Lei Geral da Câmara de votar a lei quando o Congresso voltar do recesso, no início de fevereiro”, disse o ministro, em entrevista coletiva realizada depois da reunião da diretoria do Comitê Organizador Local (COL) com a FIFA e o governo federal, realizada no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (19).

Aldo ronaldo esporte

Aldo Rebelo classificou o evento como um “grande horizonte de oportunidades”, e reforçou a importância do Mundial para áreas como o turismo, promoção do País no exterior e atualizações na área de tecnologia, engenharia e segurança. “Viemos transmitir nossa segurança de que a Copa será um sucesso de organização, mas há um significado mais amplo para o Brasil, que é a grande janela que se abre para o País se tornar ainda mais conhecido, respeitado”, detalhou.

Na avaliação do ministro, a reunião também serviu para revelar a sintonia entre os entes que organizam o evento. “Foi um ambiente de colaboração, de debate, procurando sempre o caminho comum para aperfeiçoar a ação integrada entre governo, FIFA e COL”. Outro destaque do encontro foi o bom andamento das obras nos estádios, com exceção da Arenas das Dunas, em Natal, que ficará sob monitoramento permanente da FIFA, devido a atrasos.

Ronaldo Nazário, membro do Conselho de Administração do COL, também participou da reunião pela primeira vez e avaliou como positiva a organização do Brasil: “Percebo, com as visitas que fiz, as obras estão indo muito bem, os estádios vão ficar prontos no prazo e o brasileiro vai fazer uma excelente Copa do Mundo. Fiquei muito orgulhoso disso tudo”.

Aclimatação

Jérôme Valcke disse que a boa notícia é que várias regiões estão pleiteando receber as seleções que farão a aclimatação para a Copa de 2014. Das 237 inscrições recebidas em 2011, 10% já foram descartadas e 100 já foram analisadas. Para ter a inscrição válida, são observados trinta critérios, segundo a FIFA. Valcke destacou que a federação trabalha em equipe, em conjunto, com o governo federal e que não há tensão ou atrito algum nessa relação.

Ronaldo Nazário e Jérôme Valcke explicaram que a venda de ingressos e as cotas devem ser definidos daqui a dois meses, depois que a Lei Geral da Copa for aprovada. Também em março, deve ser lançado o slogan e o mascote da Copa de 2014. De acordo com o secretário-geral da FIFA, a organização do Mundial quer envolver todos os brasileiros na decisão final. Várias opções estão sendo estudadas e o governo federal deverá ser o responsável pela campanha de divulgação. O próximo encontro da diretoria do Comitê Organizador Local da Copa de 2014 será em Brasília, dentro de dois meses.

A diretoria do COL se reúne regularmente desde 2010, para avaliar o andamento dos trabalhos para a Copa. Realizado no hotel Royal Tulip, este foi o primeiro encontro no Brasil e também o primeiro que contou com a presença de representantes do governo federal: além de Rebelo, participou o secretário-executivo do ME e responsável pelos assuntos relacionados à Copa, Luis Fernandes.

Fonte: Ministério do Esporte