Cúpula da União Africana vai debater 'Primavera Árabe' e economia
Representantes do governo angolano participarão em Adis Abeba, cidade da Etiópia, dos trabalhos preparatórios com vistas à 18ª Reunião de chefes de Estado e Governo da União Africana, que será celebrada no próximo dia 28.
Publicado 24/01/2012 13:53
Integram a comitiva angolana, o secretário de Estado de Relações Exteriores, Manuel Augusto, os ministros de Saúde e de Comércio, José Van Dúnem e Idalina Valente, respectivamente, e dirigentes do ministério de Comunicação Social e de Justiça.
Segundo a agenda, a Cúpula da UA incluirá entre outros temas a Promoção do Comércio Interafricano, a situação na Líbia, Somália, Sudão do Sul, e a eleição do presidente da Comissão da União Africana.
Em uma sessão realizada nesta segunda-feira (24) do Comitê de Representantes desse organismo, o presidente da Comissão da UA, Jean Ping, manifestou que durante 2011 crise e conflitos antigos se juntaram à "Primavera Árabe", que provocou mudanças constitucionais no Egito, Tunísia e Líbia.
Indicou que também se desencadeou "uma guerra na Costa do Marfim, a qual deixou um saldo de centenas de mortos".
"Diante dos desafios que ameaçaram a estabilidade das regiões afetadas pelos conflitos, a União Africana, integrada por 53 países e propugna a unidade regional, não mediu esforços para contribuir para sua solução", valorizou.
Fonte: Prensa Latina