“Repormama”, projeto dá nova vida a mulheres mastectomizadas

Médicos de todo o Piauí se mobilizam para dar uma oportunidade às mulheres mastectomizadas reconstituírem suas mamas.

Repormama - Divulgação
O câncer de mama causa alterações no universo biológico e social das mulheres e a remoção da mama (mastectomia) pode resultar em sérios danos. Após a mastectomia, as mulheres podem apresentar dificuldades em sua vida profissional, social, familiar e sexual. Pensando em dar uma nova vida a essas mulheres foi criado o projeto “Repormama – mutirão da reconstituição” acontecerá no período de 08 a 10 de março de 2012 em Teresina-PI.

Médicos de todo o Piauí se mobilizam para dar uma oportunidade às mulheres mastectomizadas reconstituírem suas mamas. O prazo para inscrição encerra no dia 24 de fevereiro e as informações podem ser obtidas na Fundação Maria Carvalho Santos situada à Rua São Pedro, 3125 – Ilhotas em Teresina-Pi ou pelo telefone 86 3221-8944.

De acordo com o Dr. Luiz Ayrton, presidente da Fundação Maria Carvalho dos Santos, “o número de mulheres mastectomizadas por câncer é impreciso, entretanto estima-se que muitas mulheres não têm oportunidade de realizar suas reconstituições por dois fatores: medo de submeter-se a nova cirurgia quando se sentem "curadas" e dificuldade de realização técnica da cirurgia.” O Sistema único de Saúde – SUS, além de restringir sua atuação a pequeno grupo de hospitais, paga um baixo valor pelo procedimento, assim a equipe médica não tem interesse nestas pacientes carentes e, portanto, a demanda é grande, completa Ayrton.

Pensando nas dificuldades que essas mulheres enfrentam médicos mastologistas, cirurgiões plásticos e anestesistas em uníssono estabeleceram que algo precisaria ser feito por essas mulheres, surgiu a idéia desta campanha., que também trata-se de um alerta para a grande necessidade de amparo que merecem essas mulheres no Brasil como um todo. A coordenação da campanha nos diz que ficou surpresa com a quantidade de mulheres de outros estados que estão entrando em contato e pedindo para serem operadas. Assim o maior desafio para os coordenadores no momento são os critérios de seleção que estão sendo bem pontuados pela equipe de médicos do projeto.

No Piauí os médicos Luiz Ayrton Santos Júnior, Lívio Portela Cardoso, Sabas Vieira, Gil Júnior, Arlitônio Sarmento, Davis Barbosa, Maurílio Nunes, Ana Lúcia Araújo, Walberto Eulálio, Gláucia, Vitória Melo, Lindolfo Galvão, Waldeck Eulálio e Fábio Carvalho e o Cardiologista Maurício Paes Landim, participam da campanha e disponibilizam seus trabalhos e tempo para ajudar essas mulheres a refazerem suas vidas.

Para os médicos a reconstituição da mama não só tem um impacto na qualidade de vida das mulheres, na medida em que gera mais autoconfiança, ameniza a ligação a um sofrimento e permite a mulher adaptação social mais adequada. “Não tenho duvida que essa campanha é um alerta para os gestores, pois algo mais precisa ser feito por essas mulheres que vivem à margem da vida social plena, estigmatizadas em sua porção mais presente, que é aceitação corporal e de sua sexualidade, fala o Dr. Luiz Ayrton.

Os coordenadores ainda estão colhendo parcerias para obter mais próteses através de uma campanha realizada pela Fundação Maria Carvalho Santos para angariar fundos com o intuito de obter próteses para as cirurgias. Atualmente são parceiros desta campanha a Prefeitura Municipal de Teresina, o Hospital de Terapia Intensiva – HTI, a Federação brasileira das Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, a Sociedade Brasileira de Mastologia e o Instituto de Mama do Piauí – Mastoclínica.

A coordenação informa ainda que após o após o estabelecimento do Projeto REPORMAMA nasceu o Projeto REPOSMAMA, em que fisioterapeutas voluntários trabalharão na recuperação das mulheres que serão submetidas à cirurgia, com as Doutoras Gracélia Silva, Marileide Noronha e Ana Célia Fausino.

Mais Informações:

FUNDAÇÃO MARIA CARVALHO SANTOS
Rua São Pedro, 3125 ilhotas
64001-260 Terezina – PI
Fone: (86) 3221 8944
[email protected]

Por Gardiê Silveira do Vermelho no Piauí