Centros de tratamento de obesos do Rio mostram bons resultados

As pessoas com problemas de obesidade na capital fluminense têm duas unidades específicas para o tratamento do problema de saúde que atinge grande parte da população brasileira. O segundo centro começou a funcionar no dia 24 e pelo menos 20 pacientes procuraram os serviços. O novo Centro de Referência do Obeso do Rio de Janeiro (CRO-Rio) fica na Clínica da Família Felippe Cardoso, no bairro da Penha, zona norte da cidade.

Preocupado também com os problemas advindos da obesidade, o vereador Roberto Monteiro (PCdoB/RJ) apresentou um projeto na Câmara no Rio, já aprovado, que institui uma política de combate à obesidade e ao sobrepeso. “Muitas pessoas vão ganhando o sobrepeso ao longo da vida e não se preocupam com a saúde, principalmente os jovens. Portanto, é importante que o Poder Público possa agir no sentido de esclarecer os problemas que acarretam a pessoa que está acima do peso, procurando melhorar sua qualidade de vida”, afirmou Roberto Monteiro.

O primeiro centro funciona desde julho do ano passado em Acari, também na zona norte da cidade, e atendeu até agora mais de 112 pacientes. Um terceiro CRO será inaugurado até março em Madureira.

O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar, da qual fazem parte médicos, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e professores de educação física. Nos CROs, os obesos recebem atendimento individual e em grupo e são orientados a fazer atividades físicas em casa, no dia a dia. Os centros são vinculados a unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) que realizam cirurgias de redução do estômago, para as quais encaminham pacientes que apresentam essa necessidade.

Os centros têm ainda a missão de promover a prevenção da obesidade, além de apoiar as unidades de atenção primária para os cuidados em relação aos casos menos graves que possam ser atendidos na rede básica de saúde.

*Fonte: Site vereador Roberto Monteiro.