Sem categoria

Série de visitas às cidades-sede da Copa começa por Brasília

O ministro do esporte Aldo Rebelo iniciou nesta sexta-feira (27) uma série de visitas às cidades-sede da Copa, com o intuito de acompanhar de perto os preparativos para o Mundial. O estádio Mané Garrincha recebeu uma comitiva do ministério e do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. Segundo informações oficiais, 50% das obras da arena de Brasília estão concluídas. O percentual coloca o estádio como um dos mais adiantados do país para receber a Copa do Mundo de 2014.

Visita de Aldo em Brasilia

Brasília terá posição de destaque no calendário da FIFA para 2013 e 2014. Receberá a abertura da Copa das Confederações, evento teste para o Mundial, e no ano seguinte será anfitriã para a seleção brasileira no jogo decisivo da fase de grupos, em 23 de junho de 2014.

A capital federal sediará sete partidas do Mundial, incluindo um confronto das oitavas de final (em 28 de junho) e um das quartas de final (em 5 de julho). A partida que decidirá o terceiro e o quarto lugares também ocorre no Estádio Nacional.

Lei Geral da Copa

Durante a visita, Aldo Rebelo disse esperar que o Estatuto do Idoso seja respeitado no projeto da Lei Geral da Copa, que tramita no Congresso Nacional. O projeto ainda não foi votado no plenário da Câmara. O parecer foi elaborado pelo deputado Vicente Cândido (PT-SP) e contém pontos polêmicos, que impediram a aprovação do texto em dezembro, antes do recesso parlamentar.

O ministro Aldo Rebelo afirmou que espera que a Câmara aprove o projeto em fevereiro ou, mais tardar, em março, para cumprir um dos compromisso assumidos pelo então presidente Lula com a Federação Internacional de Futebol (Fifa), em 2007, quando o Brasil foi escolhido país-sede da Copa de 2014.

Uma das questões polêmicas a respeito do projeto é justamente o direito à meia entrada para quem tem mais de 60 anos de idade, conforme determina o Estatuto do Idoso, para todos os eventos esportivos e culturais realizados no país

A série de visitas coordenadas por Aldo Rebelo continua na próxima segunda-feira (30), quando o ministro cumpre agenda em São Paulo, onde conhecerá a Arena de Itaquera. Na quarta-feira (01), vai a Cuiabá acompanhar as obras da Arena Pantanal.

De Brasília,
Kerison Lopes