Sem categoria

Coreia do Sul inicia exercícios militares e eleva tensão regional

Nesta segunda-feira (20) a situação entre as Coreias do Sul e do Norte voltou a ficar tensa depois que os sul-coreanos iniciaram manobras militares em pleno Mar Amarelo com fogo real. Nos últimos dias, autoridades dos dois países deixaram claro que irão se defender caso sejam atacados pelo vizinho.

O teste sul-coreano acontece durante toda esta semana e envolve mísseis autopropulsados, canhões Vulcan, morteiros e helicópteros de ataque Cobra. De acordo com informações do ministério da Defesa do país, as manobras já eram previstas e fazem parte de um treinamento rotineiro em parceria com os Estados Unidos.

Apesar disso, a Coreia do Norte mostrou seu descontentamento com a situação e afirmou que o Exército do país está pronto para realizar "impiedosos ataques de represália com rapidez”, caso haja movimentação em suas águas.

Em novembro de 2010, a Coreia do Norte respondeu aos ataques do vizinho do sul e disparou contra a ilha de Yeonpyeong.

Neste domingo (19), a agência oficial da Coreia do Norte, KCNA, classificou as manobras como “uma provocação militar premeditada” e afirmou que os sul-coreanos não devem se esquecer da “lição” do ataque realizado por Pyongyang em 2010.

Informações Opera Mundi