Sem categoria

Unegro faz oficinas e representa movimento em assembleia no fórum

A União de Negros pela Igualdade (Unegro) participou do Fórum Social Temático 2012, que se encerra neste domingo (29), na capital gaúcha. Além de promover duas oficinas, realizou uma plenária e representou os movimentos negros na Assembleia dos Movimentos Sociais, no sábado (28), na Usina do Gasômetro.

A primeira, no período da manhã, chamada Negros e Negras Compartilhando o Poder, onde foi relatada uma síntese do Congresso Nacional da Unegro, que teve esse tema. E a segunda, Educação e o Enfrentamento ao Machismo, Sexismo, Racismo e Homofobia”, em conjunto com a União Brasileira de Mulheres (UBM) e a Liga Brasileira de Lésbicas (LBL).

“A em parceria a UBM, e também com a Liga Brasileira de Lésbiscas, discutindo sobre o ambiente da escola, que concentra conflitos muito fortes de discriminação. A outra atividade foi importante para se comunicar com outros movimentos e levar os resultados do nosso congresso para fazer com que o movimento abrace algumas bandeiras que a Unegro está empenhada”, falou o historiador Edson França, presidente da Unegro.

Na manhã do sábado (28) ,a Unegro e outras entidades do movimento negro realizaram uma plenária para consolidar posicionamentos para a Cúpula dos Povos, consolidada em um documento final, aprovado pelas entidades presentes.

“O foco da carta (dos movimentos aprovada ontem em assembleia), e também do movimento negro será a critica ao capitalismo, compreendendo que esse sistema não permite um ambiente saudável e preservado. Também as questões particulares de negros e negras. Teremos uma participação mais abrangente”, disse Edson, que foi um dos três membros de movimentos escolhido para ler o documento final durante a assembleia dos movimentos sociais.

Confira vídeo produzido pela Repórter Brasil durante assembleia, com declaração de Edson França:

De Porto Alegre
Deborah Moreira