Luciana pode ser nova líder do PCdoB na Câmara

A deputada federal e ex-prefeita de Olinda, Luciana Santos, pode ser a próxima líder do PCdoB na Câmara Federal. Em reunião com a bancada comunista, em Brasília, na manhã da última sexta-feira (27), o nome da pernambucana foi sugerido para suceder o atual líder, Osmar Júnior (PI). Contudo, Luciana, em entrevista à Rádio Folha FM, não negou a informação, mas ressaltou que a discussão será aprofundada com o retorno do recesso do Legislativo, previsto para a próxima semana.

Caso a movimentação seja concretizada, a possível tese de que a parlamentar disputaria a Prefeitura de Olinda, no lugar do atual prefeito, Renildo Calheiros (PCdoB), – como vem sendo especulada – cai por terra.

“A reunião foi o início do debate com a direção do partido, um gesto simbólico. É uma discussão ainda preliminar, mas não tem nada definido. A tomada de decisão vai ocorrer no início do período Legislativo”, explicou Luciana Santos. Em 2010, o PCdoB elegeu 15 deputados, mas hoje o partido conta apenas com 14 parlamentares. Isso porque o paulista Aldo Rabelo deixou o Parlamento para assumir o Ministério do Esporte, no lugar de Orlando Silva (PCdoB).

Com a montagem do governo da presidente Dilma Rousseff (PT), o nome de Luciana Santos foi especulado para ocupar cargo no primeiro escalão. Isso porque Dilma, inicialmente, queria ter uma maior representatividade nos ministérios e tinha se interessado pelo trabalho da comunista. Contudo, por intervenção do ex-presidente Lula, o “feudo” do PCdoB no Governo Federal – o Ministério do Esporte – permaneceu nas mãos do ex-ministro Orlando Silva. Com a queda do comunista por suspeita de esquema de corrupção, novamente a ex-prefeita de Olinda entrou na “bolsa de apostas” de indicação, sendo preterido pelo deputado Aldo Rebelo.

Caso assuma a liderança do PCdoB na Câmara, dificilmente Luciana Santos trocará o espaço para concorrer à Prefeitura de Olinda. Aliás, ela mesma garantiu que o candidato será o prefeito Renildo Calheiros que, nas últimas entrevistas, abriu espaço para que a ex-prefeita pudesse voltar à cidade. “Essa questão Renildo já levantou, mas a decisão é lutar pela reeleição de Renildo. Esse é o caminho que está se apostando”, assinalou a comunista, que se rasgou em elogios ao sucessor. “Renildo vem avançando com ações na administração. Ele é um político bem posicionado, com espírito de unidade política e postura ampla com todos os setores da base”, afagou.

Fonte: Blog da Folha