Sem categoria

Pensamento de José Martí se torna realidade com a Celac

No seio das comemorações dos 131 anos da visita do pensador e político cubano José Martí a Caracas, o embaixador de Cuba na Venezuela, Rogelio Polanco, destacou que a unidade pela qual lutou o chamado Apóstolo da Independência deste país, é confirmada com a criação da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

“A unidade que também foi a chave do pensamento do Libertador Simón Bolívar, hoje se faz realidade com esta revolução bolivariana”, apontou.

Disse ainda que a cúpula dos países da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba) que será realizada no dia 5 de fevereiro em Caracas, é a melhor homenagem a Martí.

“Cuba estará sempre junto do povo venezuelano, com os que lutam por novas ideias de liberação da Nossa América”, destacou.

José Martí, um dos pensadores e políticos mais relevantess da América Latina e do Caribe, nasceu em 28 de janeiro de 1853 em Havana, Cuba. Ele foi o criador do Partido Revolucionário Cubano e organizador da Guerra de 95 ou a Guerra Necessária — última guerra pela independência dos cubanos contra o domínio espanhol.

Fonte: AVN