Sem categoria

Produção industrial encerra 2011 com crescimento de 0,3%

A produção industrial subiu 0,3% em 2011, na comparação com o ano anterior. Os dados constam da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), divulgada nesta terça (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2010, a produção industrial havia avançado 10,5%.

No ano passado, a produção de bens de capital subiu 3,3% em relação a 2010, enquanto a fabricação de bens intermediários avançou 0,3%, a produção de bens de consumo duráveis recuou 2% e a fabricação de bens de consumo semi e não duráveis caiu 0,2%.

Ramos

Dos 27 ramos da indústria investigados IBGE, 16 registraram alta e 11 tiveram queda em sua produção na passagem de novembro para dezembro, feitos os ajustes sazonais. A produção de equipamentos de instrumentação médico-hospitalares obteve alta de 16,8%, o maior avanço do período, seguido por máquinas, aparelhos e materiais elétricos, cujo crescimento foi de 6,4%.

Mas a principal influência positiva para a alta de 0,9% da produção industrial em dezembro frente a novembro veio do aumento de 5,2% na fabricação de veículos automotores, o terceiro resultado mensal positivo. Nos últimos três meses encerrados em dezembro, o segmento registrou expansão de 11,3%. Antes da sequência de crescimento, o grupo veículos automotores havia caído 13% em setembro na comparação com agosto, devido à concessão de férias coletivas por várias empresas do setor a fim de adequarem seus estoques.

Alimentos

O setor de alimentos subiu pelo segundo mês seguido, ao crescer 3,9% em dezembro ante novembro, aproximando-se do patamar perdido com a queda de 4,3% observada em outubro frente a setembro.

Entre os ramos que apresentaram recuo na produção entre novembro e dezembro, destaque para vestuário e acessórios, cuja produção caiu 9,4%, a maior do período. Nessa base de comparação, o segmento têxtil teve baixa de 4,6%, seguido por edição e impressão (-4,0%), e calçados e artigos de couro (-2,8%).

Fonte: Valor