Sem categoria

Após medidas polêmicas, Sarkozy cai em pesquisas

O presidente francês, Nicolás Sarkozy, mantém-se no segundo lugar em intenção de voto para as próximas eleições, mas mostra uma marcada queda depois do anúncio de controvertidas medidas econômicas, reflete nesta quarta (1) uma pesquisa.

De acordo com a pesquisa, nas eleições presidenciais de abril, Sarkozy conseguiria 26 por cento, dois pontos a menos que na amostra anterior realizada em novembro pelo instituto de opinião TNS Sofres.

Leia também:
Sarkozy: o massacre da proteção social como única ambição
 

Em sentido contrário, está o candidato pelo Partido Socialista (PS), François Hollande, que avançou meio ponto e sua intenção de voto é de 31,5 por cento.

No segundo turno das eleições, previsto para maio, Hollande obteria 58 por cento dos votos, contra 42 de Sarkozy, assinala a amostragem.

A pesquisa foi realizada por via telefônica no dia 30 de janeiro, um dia depois que o presidente realizou um discurso à nação, transmitido por seis canais televisivos, no qual anunciou uma série de reformas para "superar a crise econômica".

As mais polêmicas destas medidas são a de elevar o Imposto ao Valor Agregado, recusado por 57 por cento dos franceses, e diminuir as contribuições dos empresários ao seguro social.

O governo também permitirá aos patrões discutir com seus empregados a duração da jornada de trabalho e o valor de seus salários.

Na opinião dos especialistas, o retrocesso de Sarkozy reflete que os franceses não acreditam que essa seja a estratégia adequada para solucionar os problemas do país.

Até o momento, cerca de 15 pessoas anunciaram sua intenção de participar das eleições presidenciais, mas ao menos a metade não conseguirá reunir os requisitos necessários para sua inscrição.

Nesta quarta-feira, Jean-Pierre Chevénement, do Movimento Republicano e Cidadão, renunciou a suas aspirações de chegar ao Palácio do Elíseo e assinalou que logo anunciará quem receberá o apoio de seu partido.

Fonte: Prensa Latina