Discurso deste domingo não melhora posição de Sarkozy
Uma pesquisa revelada nesta terça (31) revela que o presidente da França, Nicolás Sarkozy, continua em baixa nas pesquisas eleitorais, apesar do longo pronunciamento televisivo neste domingo (29), quando anunciou novas e controvertidas medidas econômicas.
Publicado 31/01/2012 17:51
A pesquisa eleitoral, realizada após sua apresentação, diz que o presidente tem 24,5% de intenção de voto, apenas meio ponto a mais do que apresentou em uma mostra anterior.
Em situação oposta está o candidato do Partido Socialista (PS), François Hollande, que aumentou em três pontos sua vantagem e chegou a 31%. Faltam 82 dias para o primeiro turno das eleições.
Segundo a mesma pesquisa, na rodada definitiva, o representante do PS obteria 58%dos votos e Sarkozy, 42%.
Embora o governante, durante o programa de televisão, tenha sinalizado sua candidatura ao afirmar que “tem um encontro marcado com os franceses e não fugirá”, ele se negou a oficializar suas aspirações à reeleição à frente de seu partido, a União por um Movimento Popular.
A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Estudos de Opinião e Investigações de Mercado (IFOP) para a Europa 1, por Paris Match e pelo canal Public Sénat.
Os dados coletados colocam Marine Le Pen, da ultradireitista Frente Nacional, em terceiro lugar com 19 pontos. Em quarto está François Bayrou, do Movimento Democrático, com 11,5% das intenções.
Jean-Luc Mélenchon, do Partido de Esquerda, mantém-se na quinta posição, com 7% dos votos, e Eva Joly, da Europa Ecología-Os Verdes, tem três pontos.
Cerca de 15 pessoas anunciaram seu interesse em participar das eleições, mas estima-se que a metade deles não consiga reunir os requisitos requeridos para a inscrição da candidatura, cujo prazo vence em 16 de março.
Fonte: Prensa Latina