Investimento da Bahiagás expandirá rede de gasodutos

A Bahiagás investirá cerca de R$54 milhões na sua rede de gasodutos, hoje com 639 km. A expansão está prevista no Plano de Investimentos da Companhia para fazer frente ao aumento do volume médio de vendas projetado para 2012, saltando dos 3,8 milhões de m³/dia apurados em 2011 para 4,04 milhões m3/dia até o final do ano. Entre obras em andamento, como no bairro do Cabula, em Salvador, e outras por iniciar, serão mais 49 km.

“Sabemos da importância da Bahiagás para a estratégia de desconcentrar o desenvolvimento econômico do estado, e por isso estamos expandindo a rede rumo ao interior”, explica o diretor-presidente, Davidson Magalhães, ressaltando que hoje a Companhia atende 21 municípios baianos.

A Companhia procura cercar essas obras de cuidados especiais de forma a evitar ou diminuir os transtornos, especialmente quando se trata de áreas habitadas. Um dos recursos empregados é um método não destrutivo que dispensa a abertura de valas. O processo minimiza os impactos do serviço, com diminuição considerável dos transtornos causados à vizinhança. A construção de 1.300 metros de gasoduto no Cabula, já utiliza esse processo, e vai interligar mais 3.200 unidades habitacionais à rede de distribuição de gás natural.

“Esse método é muito mais rápido e seguro, pois apenas o local onde passam as tubulações é perfurado” explica o gerente de Engenharia da Companhia, Luis Carlos Nogueira. Ele ressalta a necessidade de estudar a topografia de cada local e a localização de todas as interferências de outras redes e concessionárias, como água e esgoto, por exemplo. O processo não destrutivo é feito com a abertura de um furo piloto de diâmetro menor, por onde passa uma guia de aço e depois é feito o alargamento, com uma bitola adequada à passagem da tubulação. “Após o alargamento do furo, a barra de aço é conectada ao duto de polietileno e tracionada no sentido inverso”, explica o gerente. Segundo Nogueira, em locais menos populosos os gasodutos são construídos de maneira tradicional, ou seja, com abertura de valas.

Expansão

Aproveitando o aquecimento do setor imobiliário do estado, a Bahiagás tem se reunido com representantes do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA) para discutir a inserção do Gás Natural em empreendimentos residenciais. Em 2011, a Companhia incorporou 3.253 clientes à sua base, o que a levou a atingir a marca de 8.622 usuários. O volume de gás distribuído alcançou 864.522 mil m³, avanço de cerca de 50% na comparação com 2010.

A Bahiagás também investe nos Núcleos de Defesa Comunitária (NUDEC’s), com treinamentos preventivos voltados para as comunidades localizadas na área de influência dos gasodutos. Esse trabalho é coordenado pela Gerência de Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional (GESEM). Segundo Isabella Brito, responsável pela aplicação do plano de contingências, a visita às escolas é um dos procedimentos mais eficientes na aplicação do plano. “As crianças e os adolescentes são agentes multiplicadores porque levam os conhecimentos obtidos nas palestras aos pais e familiares.

Segurança

Visando atender à sua rede de gasodutos em caso de emergência, a Bahiagás comprou recentemente um caminhão de combate a incêndio. Com a aquisição, a Companhia torna-se a primeira do ramo de Gás Natural a possuir um Veículo de Atendimento à Emergência Auto Hidro Químico (AHQ).

O caminhão cobre um raio de 50 km no entorno da base onde estiver sediado, tem um tanque de água com capacidade de três mil litros, um tanque de Líquido Gerador de Espuma (LGE) com 200 litros, quatro extintores de 12 quilos de pó químico e uma torre de iluminação com 1000 watts. Além disso, está equipado com aproximadamente 100 itens para combate a incêndio, primeiros socorros e resgate.

Com a aquisição, a Bahiagás atende integralmente as exigências da NS/04 (Norma de Segurança do Cofic), integrando-se ao Plano de Auxílio Mútuo (PAM) e do Plano de Contingência de Dutovia (PCD) do Pólo Industrial.

Segundo o Davidson Magalhães, “a aquisição do Veículo de Atendimento à Emergência mostra o compromisso da Bahiagás com a segurança e a responsabilidade de colaboradores, clientes e comunidades vizinhas”.

Fonte: Ascom da Bahiagás.