Sem categoria

Pesquisa aponta piora em transporte público na Grande SP

Pesquisa divulgada nesta terça-feira (31) revela que o transporte coletivo de São Paulo piorou em 2011. A pesquisa anual da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) mostra que até o metrô, que já obteve avaliação "excelente ou bom”, alcançou avaliação ruim no último estudo, que o colocou no terceiro lugar no ranking de avaliação.

De acordo com declaração feita pelo diretor da ANTP Rogério Belda, no que se refere ao metrô, este meio sempre obteve imagem de excelência, mas está sendo vítima do próprio sucesso. Ele acrescenta que este é o “pior desempenho [do metrô] desde 1999, quando a pesquisa passou a usar a atual metodologia”.

Leia também:

Sindmotoristas fazem paralização em protesto a abusos da SPtrans

A pesquisa ainda mostra que o meio de transporte mais bem avaliado foi o Expresso Tiradentes, com 81% de aprovação. Em seguida, vem o Corredor Metropolitano São Mateus-Jabaquara, via exclusiva de ônibus entre a capital e o ABC, gerida pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).

No entanto, é interessante destacar que quando comparamos os números de transportados por dia, o Expresso Tiradentes leva 80 mil, o Corredor Metropolitano, 250 mil, enquanto que o metrô já bateu a marca de 4 milhões de passageiros transportados por dia.

O estudo também apresentou as avaliações em relação ao transporte por ônibus na capital, que é gerido pela São Paulo Transporte (SPTrans), da Prefeitura. Segundo a ANTP, 60% dos usuários avaliaram de forma negativa o serviço.

Já a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) recebeu boa avaliação de apenas 48% das pessoas entrevistadas.

Joanne Mota com informações do Estado de São Paulo.