Paulo Speller- Unilab: novas missões em Cabo Verde e Guiné-Bissau

Por *Paulo Speller

A mais jovem universidade federal, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), que iniciou em maio de 2011, dia da África, suas atividades no Campus da Liberdade, em Redenção, caminha na construção da integração com países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Serão realizadas missões em 2012 a todos os países da CPLP.

Tem início hoje a primeira missão internacional do ano. O destino será Cabo Verde e Guiné-Bissau, na África. Até o dia 15/2, a comitiva vai realizar várias atividades com o objetivo de avançar nas articulações com universidades, ministérios da educação e embaixadas brasileiras nos países visitados.

A equipe também vai divulgar o calendário de inscrições, que continuam abertas, para seleção de alunos estrangeiros para a graduação na Unilab. Serão realizados dois seminários para apresentar a Universidade à sociedade de Cabo Verde e Guiné-Bissau.

Outra pauta importante a ser discutida durante a viagem é o programa Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos (Ecoss), voltado para a criação de uma rede internacional no eixo Sul-Sul para ações de pesquisa, comunicação e formação na área da educação de jovens e adultos.

A comitiva da Unilab na missão a Cabo Verde e Guiné-Bissau é formada pela pró-reitora de Graduação e coordenadora do ECOSS na Unilab, Jacqueline Freire; Mariana Melo, assessora de relações institucionais; John Hebert, professor do curso de Engenharia de Energias e membro da Coordenação de Educação a Distância, e pelo técnico da Pró-Reitoria de Graduação, José Veríssimo.

A missão, seus resultados e desdobramentos podem ser acompanhados no portal www.unilab.edu.br, com propostas de novos projetos, ações e parcerias, com repercussão naqueles países e no Brasil, em particular no Ceará e no Nordeste brasileiro.

As missões da Unilab nos países parceiros ocorrem desde 2008 quando foi instalada a comissão de implantação da Universidade, sob esta presidência. Nesses quatro anos, o foco tem sido o estabelecimento de parcerias pautadas na cooperação solidária, emancipatória, na qual todos os envolvidos trabalham juntos e aprendem durante o processo.

Como resultado já foram realizados vários convênios de cooperação técnica, oficinas, visita de alunos africanos à Unilab, reuniões e encaminhamentos para criação de cursos de graduação e de pós-graduação. As missões de 2012 objetivam continuar a desenvolver parcerias e aprofundar os laços entre a Unilab e as instituições parceiras nos países de lusófonos da África.

*Paulo Speller é Reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab)

Fonte: O Povo