Sem categoria

Povo venezuelano comemora nas ruas rebelião histórica

Uma enorme multidão inunda neste sábado as ruas de Caracas, principalmente as ruas adjacentes ao Passeio dos Próceres onde se realiza uma parada militar para comemorar os 20 anos da histórica insurreição cívico-militar de 4 de fevereiro de 1992.

A parada, em honra aos acontercimentods conhecidos como o 4-F, rememora a insurreição de um grupo de militares que junto a setores progressistas da sociedade civil mudaram a história do país, com o então tenente-coronel Hugo Chávez à frente.

Este ano, os festejos tomam maior relevância ao contar com a presença de chefes de Estado latino-americanos e caribenhos, em visita ao país para participar da 11ª Cúpula da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba).

Os presidentes de Cuba, Raúl Castro; Haití, Michel Martelly, e Nicarágua, Daniel Ortega, chegaram nesta sexta-feira a Caracas para, além de tomar parte na reunião da Alba, assistir ao desfile como demonstração de apoio ao governo do presidente Hugo Chávez.

A Alba, mecanismo de integração baseado em princípios como a complementaridade e solidariedade, está integrada por Cuba, Bolívia, Nicarágua, Dominica, San Vicente-Granadinas, Equador, Antigua-Barbuda e Venezuela.

Embora o Haiti se manteha como membro observador desta iniciativa nascida em dezembro de 2004, Martelly disse que exploraria as oportunidades para ingressar plenamente no bloco.

Prensa Latina