Bloco Barão de Itararé homenageia o movimento estudantil em 2012

Em 2012, o grupo que nasceu na zona Sudeste, completa 23 anos de história na folia de Momo e homenageia o movimento estudantil teresinense.

Barão - Evelin Santos/Cidadeverde.com
Samba no pé e muito amor pelo carnaval. Com esses elementos é que o bloco Barão do Itararé virou tradição na capital do Piauí. Em 2012, o grupo que nasceu na zona Sudeste, completa 23 anos de história na folia de Momo.

"O grupo surgiu quando as escolas de samba deixaram de desfilar na década de 80 em Teresina. Desde então, saímos todos os anos, no domingo e na terça-feira de carnaval", conta Alcides Valeriano, da direção do bloco.

A concentração do bloco ocorre sempre às 18h, na avenida principal do Dirceu Arcoverde, e a população em peso é convidada a desfilar junto com o Barão de Itararé.

"O bloco tem as camisas confeccionadas pela diretoria, mas as pessoas são livres para irem à avenida com a fantasia que se sentir a vontade", explica Alcides Valeriano.

Homenageando os estudantes teresinenses que foram protagonistas das manifestações contra os últimos aumentos da passagem do transporte coletivo. O Barão leva à avenida um samba enredo que destaca a coragem dos estudantes em ir à luta por um novo alvorecer.

Confira:

SAMBA ENREDO
BARÃO DE ITARARÉ 2012

“Polícia pra quem precisa de polícia”
Estudante não é bandido
Estudante só quer lutar por seus direitos
E não deve ser reprimido

Com coragem foram à luta
Por um novo alvorecer
Decididos a cada passo
Exercendo o seu dever,
Nas ruas e escolas
Da luta não fugiu
Nas redes sociais
Reacendeu-se a nova chama
Do movimento estudantil

Quem disse que morreu
Quem disse que sumiu
Agora está mais vivo
O movimento estudantil

Quem disse que morreu
Quem disse que sumiu
Vem mostrar a tua força
Ó estudante do Brasil

Letra e Música: Marceone Rodrigues e Alcides Valeriano

Com informações do www.cidadeverde.com