Foliões esbanjam charme no carnaval de Olinda e Recife

Elas se denominam virgens. De verdade. Pela orla de Olinda, charme, ousadia, descontração e criatividade desfilam ao som de nove trios elétricos na folia iniciada na manhã do ultimo domingo (5). Em Recife, o lirismo dos blocos toma conta da Rua da Aurora, zona central do Recife .

Além das atrações musicais de peso, os marmanjos fantasiados garantiram a diversão do bloco Virgens de Verdade Abraça Brasil, que está em sua 12ª edição. Milhares de foliões se divertiram com o desfile dos blocos.

Nas Virgens de Verdade Abraça Brasil tem de tudo. Abelhudas, recicladas, depravadas, bombeiras, anjinhas e diabinhas. As principais estrelas da festa disputaram o primeiro lugar em seis categorias. As fantasias vencedoras na categoria originalidade ficaram por conta das "Bombeiras", grupo de 11 amigos que há cinco anos desfilam nas Virgens de Verdade. "Todos os anos, procuramos homenagear profissões que cuidam das pessoas. Ano passado, por exemplo, saímos de enfermeiras", explica o engenheiro civil Diego Maia, uma das "bombeiras". Ao todo, 250 homens se inscreveram no concurso.


Primeiro lugar na fantasia da mais sapeca

Já na categoria luxo, ganharam "As Cleópatras em busca de Dalila". O título de "a mais sapeca" ficou a Mulher-caxumba. A mais tímida, com a fantasia "A doutora". Na categoria grupo, levaram o título para casa "As marinheiras". Os vencedores ganharam troféus e brindes.

 Entre as atrações da festa, as bandas Calypso, Cavaleiros do Forró, Netinho, É o tchan e Molejo. A programação conta ainda com a banda Pinguim, que desfila no bloco desde sua primeira edição e atualmente é comandado pela cantora Marília Marques, além de shows dos cantores Almir Rouche, André Rio, Nonô Germano, Ed Carlos, Lula Queiroga e Gustavo Travassos.

Seguindo no percurso inverso dos anos anteriores, o bloco teve saída do Hotel Samburá, na Avenida Ministro Marcos Freire, em Bairro Novo, por volta das 10h. A folia termina no Restaurante Maxambomba, na Praça João Pessoa. Este ano, o bloco homenageia os Irmãos Valença (in memorian) e o Homem da Meia Noite, que em 2012 completa 80 anos de história. O calunga marcou presença no cortejo deste domingo.

Recife

Gente de todas as idade se reuniram neste domingo (5) para prestigiar a 13ª edição da Aurora dos Carnavais. Os 28 blocos líricos (dois são infantis) desfilam e cantam as canções antigas do carnaval pernambucano no palco do Polo Aurora dos Carnavais, em frente ao Banco Central, na Rua da Aurora.

Além das músicas e hinos entoadas pelos blocos e também pelo público, acompanhados por orquestras com instrumentos de pau e corda, as fantasias dos integrantes dos blocos líricos se destacam no meio da multidão. Muita cor, adereços e beleza presentes nos acessórios e roupas.

A festa começou com cortejo dos flabelos, o leque de plumas com o nome do bloco e ano de fundação. O desfile, levado pela frevioca, contou com a música da Orquestra Raízes Pernambucanas.

Este ano, o cantor e compositor Claudionor Germano será um dos homenageados, junto com o também cantor e compositor Expedito Baracho. A Aurora dos Carnavais também prestará homenagens aos maestros Nenéu Liberalquino, Marcos Barboza, Ewerton Sarmento (Bozó); os compositores Luiz Gonzaga de Castro e Zoca Madureira e o radialista Saulo Gomes.

Fonte NE10