Preservação da caatinga é destacada por Luciano
Uma medida adotada pelo governo de Pernambuco que poderá contribuir para a preservação da caatinga foi tema do pronunciamento feito pelo deputado Luciano Siqueira na manhã desta quinta-feira (2). Ele usou a tribuna da Assembléia para comentar a importância da criação do Parque Estadual Mata da Pimenteira, localizado no Município de Serra Talhada.
Publicado 06/02/2012 13:21 | Editado 04/03/2020 16:57
A primeira Unidade de Conservação da Natureza no Bioma Caatinga, com 887 hectares, instituída em Pernambuco, é considerada pelo parlamentar como “uma conquista para todos os “caatingueiros” de Pernambuco e do Nordeste brasileiro. De acordo com Luciano, as universidades pernambucanas terão a oportunidade de estender seus estudos sobre o bioma num ambiente que também servirá para atividades ecoturistas, colaborando para divulgar a diversidade daquela região. (Veja o pronunciamento abaixo, disponível em áudio e texto na íntegra).
Um bioma brasileiro
A caatinga é o único ecossistema genuinamente brasileiro. Ele ocupa cerca de 800 mil km2, o que representa 70% do território da região Nordeste. Apesar disso é o menos estudado e conhecido ecossistema do país e, também, o mais desprotegido: apenas 0,28% da sua área está coberta por unidades e parques de conservação. Segundo o pesquisador Marcos Antonio Drumond, da Embrapa Semi-Árido (Petrolina/PE), isso representa quase nada para um ambiente que abriga quantidade expressiva de espécies vegetais e animais, endêmicas, que não são encontradas em nenhum outro lugar do planeta.
"Senhor presidente, senhoras e senhores deputados, uma das marcas relevantes do nosso atual governo tem sido o empenho em compatibilizar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental. E ao longo do exercício de uma gestão mede-se as intenções do governante pelo conjunto das realizações concentradas e através de gestos, gestos que marcam a gestão e sinalizam numa determinada direção.
Aqui nesse instante quero registrar a assinatura pelo governador Eduardo Campos, no último dia 30, do Decreto Nº 37.823, que Cria o Parque Estadual Mata da Pimenteira, localizado no Município de Serra Talhada, neste Estado.
É a primeira Unidade de Conservação da Natureza, instituída em Pernambuco pelo Governo Estadual, no Bioma Caatinga.
A criação desta Unidade, fruto da iniciativa do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga, UFRPE (Unidade Serra Talhada), Aspan e Governo de Pernambuco, é uma conquista para todos os “caatingueiros” de Pernambuco e do Nordeste brasileiro.
A Unidade de Conservação está inserida numa propriedade do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, denominada Fazenda Saco, distando cerca de 3 km da Cidade de Serra Talhada, possuindo aproximadamente 887,24 ha.
Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, os 887 hectares do Parque Estadual Mata da Pimenteira será composto por fragmentos da Serra Talhada, Serra Branca e da Mata da Pimenteira, que dá nome ao Parque. E a criação da UC vai contribuir para a preservação e a restauração da diversidade ecológica da Caatinga naquela região.
A Universidade de Pernambuco e a Universidade Federal Rural de Pernambuco já têm, funcionando na área, centros de estudos da biosfera, do Bioma da Caatinga e agora terão a oportunidade de estender esses estudos no ambiente que também servirá para atividades ecoturistas no sentindo de divulgar a diversidade daquela região para todo o povo pernambucano e a turistas interessados.
Muito obrigada, senhor presidente."
Luciano Siqueira – Deputado estadual – PCdoB