Vice-governador faz cirurgia cardíaca hoje

O vice-governador de Pernambuco, João Lyra Neto (PDT), será submetido a uma cirurgia cardíaca na manhã de hoje. Ele está internando desde ontem no Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo, onde se prepara para receber três pontes de safena e uma mamária.

O procedimento está marcado para as 9h, no horário do Recife, e, pela complexidade, deve durar entre quatro e cinco horas.

Acompanhado pelas três filhas (Raquel, Nara e Paula), pela esposa, Leila Queiroz, pela irmã Angelice Lyra, João Lyra recebeu, na noite de ontem, ele recebeu a visita do governador Eduardo Campos (PSB) e da primeira-dama Renata Campos. “João está muito tranquilo e disposto, pronto para se submeter à cirurgia. Além do mais, a equipe médica é competente e o tipo de procedimento que é feito hoje nesses casos é muito avançado. Vai dar tudo certo”, afirmou o governador ao deixar o hospital na noite de ontem. O governador ficará na capital paulista até o início da tarde. Aguardará, ao lado da família de João Lyra, o resultado da cirurgia.

A cirurgia será comandada pelo ex-ministro de Saúde Adib Jatene. Segundo a assessoria de imprensa do Hcor, a equipe médica não pode passar informações. Após a operação, o hospital emitirá um boletim médico.

Procurado pela reportagem do Diario, o cardiologista Fernando Moraes explica que o procedimento é indicado quando há obstrução de artérias importantes que levam sangue, oxigênio e nutrientes à musculatura cardíaca. A cirurgia, de acordo com o médico é muito complexa. O método consiste em retirar as veias safenas da perna e fazer uma ponte para mandar sangue para as áreas que a obstrução impediu de chegar. “A ponte possibilita que as artérias que estavam com quantidade insuficiente de sangue, passe a suprir a demanda de oxigênio”, diz.

Fonte Diário de Pernambuco