Garra Metalúrgica vence eleição no Sindicato em Camaçari / BA

A Chapa 1 – Garra Metalúrgica, composta por integrantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), venceu as eleições do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, com 55% dos votos dos associados. O pleito aconteceu nesta segunda e terça (6 e 7/2), e mostrou que os trabalhadores acreditam na manutenção do projeto vitorioso que está em curso na entidade.

O resultado revela a confiança da categoria nos companheiros da Garra, que têm desempenhado papel fundamental para elevar as conquistas dos trabalhadores e projetar o Sindicato como referência no mapa do movimento sindical brasileiro. Mostra também como o trabalho feito na entidade nos últimos anos tem surtido efeito positivo, a ponto de os trabalhadores referendarem a atuação da Garra.

“Desde já, agradecemos a confiança que a categoria deposita no nosso trabalho. Aproveito para reforçar o nosso compromisso de andar de mãos dadas com o trabalhador, para a construção de um novo ciclo de conquistas para todos os metalúrgicos, dentro e fora do Complexo Ford”, diz Júlio Bonfim, eleito presidente do Sindicato, para o triênio 2012/2015.

A Chapa 1 venceu na maioria das urnas. Foram 2.876 votantes. Desses, 1.561 escolheram a Chapa 1; 1.255 optaram pela Chapa 2, além de 29 votos brancos e 31 nulos.

A eleição também foi marcada pela democracia e demonstrou a capacidade de decisão da categoria. Importante lembrar a lisura do processo eleitoral. Desde abertura do prazo de inscrição de chapas, passando pela distribuição das urnas até a apuração dos votos, a Comissão Eleitoral deu exemplo de transparência e competência na organização. O resultado foi uma votação tranquila, com presença maciça dos trabalhadores.

Campanha limpa

Ao contrário da oposição, que apelou por vezes para calúnias e mentiras, a Chapa 1 tem orgulho de ter mantido, durante toda a campanha eleitoral, um comportamento ético e responsável. Ao invés de atacar a chapa concorrente, a Garra Metalúrgica pautou sua campanha na apresentação de propostas e de soluções para os mais variados problemas enfrentados pelos trabalhadores nas fábricas instaladas na Bahia, das questões econômicas às sociais.

O material de campanha da Garra foi propositivo. Além da relação de conquistas acumuladas nos últimos anos, a Chapa 1 divulgou as suas propostas: defesa da geração de emprego, redução da jornada, aumento real, combate à discriminação e ao assédio e principalmente um sonho dos trabalhadores que se torna realidade: o MetalClube, cujo terreno já está em obras.

A vitória da Garra Metalúrgica nas urnas também demonstra a vontade do trabalhador em ampliar a unidade da categoria. A Chapa 1, uma união de forças entre companheiros ligados à CTB e ao Conlutas, representa esse novo momento em Camaçari: é preciso união para enfrentar os patrões com mais força. Juntos, somos bem mais poderosos do que separados. Parece que a oposição (CUT) não entende isso. Mas, os trabalhadores deram o recado nas urnas.

Fonte: Ascom da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos da Bahia